Notícias

PF viajará aos EUA para investigar venda de joias recebidas por Bolsonaro

Equipes da PF devem embarcar para realizar as investigações nas cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque (NY) em 25 de abril

Da Redação

Ex-presidente Jair Bolsonaro e joias
Ex-presidente Jair Bolsonaro e joias
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil e Reprodução

Agentes da Polícia Federal viajarão para cidades dos Estados Unidos para aprofundar as investigações sobre os desvios de joias e outros presentes recebidos por Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República. A informação foi confirmada pelo Grupo Bandeirantes. 

As equipes da PF devem embarcar para os Estados Unidos em 25 de abril. A autorização da investigação no país foi autorizada pelo FBI,, a polícia federal americana. 

O roteiro da investigação da PF deve incluir as cidades de Miami (Flórida), Wilson Grove (Pensilvânia) e Nova Iorque (NY) nas diligências. 

Segundo as investigações da PF, os desvios começam em meados de 2022 e terminaram no início de 2023. Em um dos casos descobertos pela PF, o general Cid recebeu na própria conta bancária US$ 68 mil pela venda de dois relógios, um Patek Phillip e um Rolex. O militar trabalhava no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Miami.

A PF apurou que os presentes recebidos saíram do país em uma mala transportada no avião presidencial. Entre os itens retirados do país também estavam esculturas de um barco e de uma palmeira folheadas a ouro, recebidas por Bolsonaro durante viagem ao Bahrein, em 2021.

Investigação da Apex

A Apex abriu uma investigação interna para apurar denúncias contra Lourena Cid. De acordo com um ex-funcionário, o general promoveu reuniões na sede em Miami, nos Estados Unidos, que tinham o intuito de evitar a posse de Lula. 

Além disso, o general ainda teria visitado a agência em março do ano passado, quando não ocupava mais nenhum cargo, para apagar documentos que ainda estariam em computadores e celulares usados por ele.

Lourena Cid também é investigado no caso da venda de joias e presentes recebidos por Bolsonaro, no período em que era Presidente da República.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais