Notícias

Plenário do Senado aprova novo mandato de Augusto Aras na PGR

Com a decisão, ele continua no cargo por mais dois anos

Da Redação, com BandNews TV

O plenário do Senado aprovou a recondução de Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República na noite desta terça-feira (24). Com a decisão, ele continua no cargo por mais dois anos. 

Eram necessárias 41 votos a favor e foram registradas 55 posições favoráveis, 10 contra e uma abstenção. 

Mais cedo, Aras foi sabatinado pelos senadores por mais de seis horas. Ele teve 30 minutos para se apresentar e, no pronunciamento, fez um balanço do trabalho, disse que ofereceu 46 denúncias contra autoridades com foro privilegiado, além de assinar 34 acordos de delação.

O PGR também aproveitou para criticar a lista tríplice de indicação para o cargo. No fim, afirmou que não permitiu que o Ministério Público pudesse substituir os outros poderes da República, e defendeu que trabalhou para cumprir a Constituição.

Aras também criticou a Operação Lava Jato e disse que a vice-procuradoria eleitoral já se manifestou pela "idoneidade" das urnas eletrônicas.

Ao ser questionado sobre o alinhamento com Bolsonaro, Aras afirmou que o único alinhamento que tem é com a Constituição. “Este procurador não é procurador da oposição, não. Este procurador tem um respeito pela maioria que é o instrumento da democracia. É preciso que o procurador aja e a justiça também dentro da Constituição e dentro da ordem jurídica”, completou.

Aras foi escolhido pelo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para suceder Raquel Dodge, mas não constou na lista tríplice votada por membros do MPF (Ministério Público Federal). Tradicionalmente, o presidente da República indica à PGR o nome mais votado pelos pares.

O procurador-geral da República seguirá no cargo até agosto de 2023. 

Mais notícias

Carregar mais