O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no dia 20 de novembro. No primeiro dia do exame, na semana passada, os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Desta vez, eles deverão responder às questões das áreas de matemática e ciências da natureza.
Com o calor típico dessa época do ano em várias partes do Brasil, muitos participantes ficam com dúvidas sobre a roupa e o calçado a serem usados no dia da prova. Pode ir de chinelo no Enem? E de bermuda ou shorts?
Também é importante que o candidato saiba o que pode levar, já que estar com um item proibido durante a prova é motivo para eliminação. Você sabe qual cor de caneta pode usar no Enem? E se lápis e borracha são permitidos na prova? A seguir, tire suas dúvidas:
Pode ir de chinelo no Enem 2022?
Sim, é permitido fazer o Enem usando chinelo. O edital do exame não traz nenhuma restrição ao uso desse tipo de calçado no dia da prova. Só não é permitido o uso de itens de chapelaria (como bonés, chapéus, viseiras e gorros) durante o exame. Óculos escuros também são proibidos.
Pode ir de bermuda no Enem?
O edital do Enem não traz restrições sobre o uso de bermuda ou shorts no dia da prova, e o candidato que desejar pode fazer o exame usando essas peças. É recomendável, inclusive, que o participante vista roupas que considere confortáveis, já que a prova do Enem é longa.
Artigos religiosos, como véu e quipá, devem ser vistoriados por um fiscal para que o participante possa utilizá-los durante o Enem. O candidato que recusar a vistoria desses itens será eliminado do exame.
Pode levar garrafa de água no Enem?
Sim, é permitido levar uma garrafa de água para beber durante o Enem. O próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que aplica o Enem, recomenda que cada participante leve sua garrafa, apesar de muitos locais de prova possuírem bebedouros. A orientação acontece como parte das medidas para evitar a disseminação da covid-19.
Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a prova, e cada candidato pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel para a higienização das mãos, se desejar (o Inep diz que disponibilizará álcool em todas as salas de prova).
A garrafa de água, o lanche e qualquer item de higiene (como luvas e álcool) levados pelo candidato serão obrigatoriamente vistoriados por um fiscal antes do início das provas. Quem recusar a vistoria será eliminado do exame.
Precisa usar máscara no Enem?
Nos estados e municípios onde houver decreto ou ato administrativo liberando o uso de máscara em ambientes fechados, não será necessário o uso deste equipamento de proteção durante o Enem. Caso contrário, o uso da máscara será obrigatório.
Pode levar mochila no Enem?
Sim, é permitido levar mochila ou bolsa para o Enem. Durante a prova, no entanto, é proibido pegar qualquer objeto de dentro delas: todo o material que o candidato necessitar para o exame (como a caneta preta, água e um lanche) deve ser mantido sobre a mesa, enquanto a bolsa e/ou mochila deve ser guardada debaixo da cadeira.
Pode usar caneta azul no Enem?
No Enem, só é permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta, que deve ser fabricada em material transparente. A regra existe por dois motivos. O primeiro tem a ver com o fato de que a máquina que faz a leitura dos gabaritos do Enem só consegue detectar a cor preta. O segundo, para evitar que sejam colocadas as chamadas “colas” dentro do tubo da caneta.
Fica proibido, portanto, o uso de qualquer caneta esferográfica de tinta azul ou de canetas de tinta preta cujo tubo não seja transparente. Quem eventualmente estiver com algum desses itens no dia da prova deve guardá-los, obrigatoriamente, em um envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal antes de entrar na sala. Caso contrário, ele será eliminado do Enem.
O envelope deve permanecer lacrado até que o candidato deixe o local de prova --aqueles que o abrirem antes disso também correm o risco de serem eliminados.
Pode levar celular no Enem?
Dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e gravadores são proibidos no Enem. Relógios de qualquer tipo também não são permitidos, sejam eles relógios de ponteiro ou relógios inteligentes.
Esses equipamentos devem ser desligados e então guardados pelo candidato no envelope porta-objetos --que, vale lembrar, deve permanecer lacrado desde o ingresso do candidato na sala até a saída definitiva do local de provas.
É importante verificar que os aparelhos estejam, de fato, desligados: se um equipamento que estiver dentro do envelope porta-objetos emitir qualquer tipo de som, como um toque ou alarme, o participante será eliminado do Enem.
Quais são os itens proibidos no Enem?
De acordo com o edital do Enem, é proibido o uso dos seguintes itens, que devem ser guardados no envelope porta-objetos pelos candidatos:
- Declaração de comparecimento impressa;
- Cartão de Confirmação da Inscrição;
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Caneta de material não transparente;
- Lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações;
- Protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Como usar a nota do Enem?
Com a nota obtida no Enem, é possível participar de processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento de cursos em universidades particulares.
Além disso, há instituições particulares de ensino superior que usam a nota do Enem como parte de seus processos seletivos. Algumas universidades de Portugal também aceitam o desempenho de candidatos no Enem em suas seleções.