Notícias

Qual cor de caneta pode usar no Enem 2022? Veja o que pode eliminar o candidato

Provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro; candidato que estiver com item proibido durante o exame será eliminado

Ana Carla Bermúdez, especial para band.com.br

Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 acontece nos dias 13 e 20 de novembro. Ao longo dos dois dias do exame, os candidatos responderão a questões das áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e farão ainda uma prova de redação.

Além de conhecer o formato do Enem, é importante que o candidato saiba o que pode levar no dia do exame, já que estar com um item proibido durante a prova é motivo para eliminação. Afinal, qual cor de caneta pode usar no Enem? Lápis e borracha são permitidos? Pode ir de mochila e de relógio no Enem? Tire essas e outras dúvidas a seguir.

Qual cor de caneta pode usar no Enem? 

No Enem, só é permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta, que deve ser fabricada em material transparente. 

A regra existe por dois motivos: o primeiro tem a ver com o fato de que a máquina que faz a leitura dos gabaritos do Enem só consegue detectar a cor preta; o segundo, para evitar que sejam colocadas as chamadas “colas” dentro do tubo da caneta.

Fica proibido, portanto, o uso de qualquer caneta esferográfica de tinta azul ou de canetas de tinta preta cujo tubo não seja transparente. 

Quem eventualmente estiver com algum desses itens no dia da prova deve guardá-los, obrigatoriamente, em um envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal antes de entrar na sala. Caso contrário, ele será eliminado do Enem.

O envelope deve permanecer lacrado até que o candidato deixe o local de prova --aqueles que o abrirem antes disso também correm o risco de serem eliminados.

Pode usar lápis e borracha no Enem?

Não. Lápis e borracha são itens proibidos no Enem, conforme estabelecido no edital do exame. Assim como as canetas de tinta azul ou de tubo não-transparente, lápis e borracha devem ser guardados no envelope porta-objetos. Por isso, quem for flagrado com lápis e borracha durante o Enem será eliminado do exame.

Pode usar relógio no Enem?

Não. É proibido usar relógios de qualquer tipo durante a prova do Enem, desde relógios de ponteiro até relógios inteligentes. Dispositivos eletrônicos como celulares, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e gravadores também são proibidos.

Esses equipamentos devem ser desligados e então guardados pelo candidato no envelope porta-objetos --que, vale lembrar, deve permanecer lacrado desde o ingresso do candidato na sala até a saída definitiva do local de provas.

É importante verificar que os aparelhos estejam, de fato, desligados: se um equipamento que estiver dentro do envelope porta-objetos emitir qualquer tipo de som, como um toque ou alarme, o participante será eliminado do Enem.

Pode ir de mochila no Enem? E de cabelo solto?

Sim, é permitido levar mochila ou bolsa para o Enem. Durante a prova, no entanto, é proibido pegar qualquer objeto de dentro delas: todo o material que o candidato necessitar para o exame (como a caneta preta, água e um lanche) deve ser mantido sobre a mesa, enquanto a bolsa e/ou mochila deve ser guardada debaixo da cadeira.

Os candidatos que forem fazer a prova podem ir de cabelo preso ou solto --não há nenhuma orientação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, em relação a isso. Só não é permitido o uso de itens de chapelaria, como bonés e chapéus, durante o exame.

Quais são os itens proibidos no Enem?

De acordo com o edital do Enem, é proibido o uso dos seguintes itens, que devem ser guardados no envelope porta-objetos pelos candidatos:

  • Declaração de comparecimento impressa;
  • Cartão de Confirmação da Inscrição;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente;
  • Lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Com quanto tempo de prova pode sair da sala no Enem?

Nos dois dias de Enem, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre pelo horário de Brasília. As provas terão início às 13h30 e serão encerradas às 19h no primeiro dia, enquanto no segundo o encerramento será às 18h30.

Em ambos os dias, quem deixar o local de prova de maneira definitiva antes das 15h30 será eliminado do exame. Passado esse horário, é permitido sair da sala. 

No entanto, só poderá levar o caderno de questões para casa o candidato que for embora nos últimos 30 minutos do exame (isto é, a partir das 18h30 no primeiro dia e a partir das 18h no segundo).

Como usar a nota do Enem?

Com a nota obtida no Enem, é possível participar de processos seletivos como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento de cursos em universidades particulares.

Além disso, há instituições particulares de ensino superior que usam a nota do Enem como parte de seus processos seletivos. Algumas universidades de Portugal também aceitam o desempenho de candidatos no Enem em suas seleções.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais