Notícias

Polícia prende 31 por envolvimento em mortes de meninos de Belford Roxo

Garotos sumiram em dezembro de 2020; escutas obtidas em primeira mão pela Band mostram Comando Vermelho envolvido

Clara Nery, da BandNews FM, BandNews TV e Jornal da Band

Uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (9) prendeu 32 suspeitos de envolvimento nas mortes dos três meninos desaparecidos em Belford Roxo, em dezembro de 2020. Cinco pessoas já foram indiciadas por participações nos assassinatos.

O inquérito sobre o caso será finalizado ainda nesta quinta após o fim da ação policial, que foi baseada em escutas feitas pela investigação policial com autorização da Justiça. Elas foram obtidas em primeira mão por Rodolfo Schneider, diretor-executivo de jornalismo da Band, e mostram o envolvimento da cúpula do Comando Vermelho no caso.

Em um dos áudios, uma conversa entre um criminoso e uma moradora da comunidade, é dito que Wille Castro da Silva, o “Stala”, teria torturado e matado os garotos e foi assassinado por conta disso, mas a ordem para as mortes deles veio de Victor Hugo dos Santos, o "VT", outro dos gerentes no tráfico no Castelar. 

Na outra escuta, o bandido fala sobre a ordem dada para matar “VT”, que fugiu e que se entregou à polícia com medo de ser morto pelo alto comando do Comando vermelho conta da repercussão do desaparecimento dos garotos, dizendo que ele "deu sorte". Ouça os trechos abaixo:

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) cumpriram 56 mandados de prisão no município da Baixada Fluminense desde as primeiras horas da manhã. As equipes, com cerca de 500 agentes no total, estão concentradas na comunidade do Castelar, na Baixada Fluminense.

Além dos presos nesta quinta-feira, outros quinze suspeitos já estavam na cadeia. Eles foram capturados entre agosto e o início deste mês.

Entre os mandados, há cinco contra criminosos que respondem por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, mas a investigação da Polícia Civil mostrou que ao menos três deles homens foram assassinados pelo “Tribunal do Tráfico”.

A ordem das execuções dos bandidos teria partido da cúpula do Comando Vermelho nos presídios por conta da repercussão do caso.

O crime contra Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre da Silva, de 11, e Fernando Henrique, de 12, aconteceu no dia 27 de dezembro do ano passado.

A suspeita é a de que os meninos teriam sido mortos pelo tráfico após furtarem a gaiola de passarinho de um parente de um dos bandidos da comunidade do Castelar.

As crianças foram vistas pela última vez quando saíram para jogar futebol, próximas à feira de Areia Branca. Para a Polícia Civil, não há dúvidas que as crianças foram assassinadas, mas os corpos ainda não foram localizados.

Relembre o caso

Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11, e Fernando Henrique, de 12, desapareceram no dia 27 de dezembro do ano passado, depois que saíram para brincar na região do Morro do Castelar. Câmeras de segurança flagraram o último momento em que os três aparecem juntos, andando pela comunidade. 

Uma denúncia, em julho desse ano, indicou um possível envolvido no crime – um homem que teria jogado os corpos das crianças em um rio da região, próximo ao Arco Metropolitano, e conhecido por ser um local de desova. No entanto, buscas foram feitas na localidade, mas nada que conectasse aos meninos foi encontrado. 

O homem e o denunciante foram ouvidos, e várias pistas passaram a ser analisadas pela polícia. Os criminosos induziram à captura do homem, que foi acusado falsamente pelo sumiço das crianças. Ele e sua família tiveram que deixar a comunidade.

O pai de Lucas Matheus, de 9 anos, um dos três meninos desaparecidos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, acabou preso durante uma operação da Polícia Militar, no fim de outubro.

Anderson de Jesus estava com outros quatro traficantes de uma facção que seria rival da que teria capturado a criança. Ele disse que tinha se reunido com o grupo para vingar a morte do filho.

Tópicos relacionados

  • Segurança Pública
  • Brasil

Mais notícias

Carregar mais