Notícias

Porto Alegre e São Luís anunciam transporte público gratuito no dia de votação

Prefeitura de Porto Alegre havia revogado a tradicional gratuidade no transporte público nos dias de votação após aprovação de lei na Câmara Municipal

Por Édrian Santos

Transporte público será gratuito em Porto Alegre no domingo de votação César Lopes/Prefeitura de Porto Alegre
César Lopes/Prefeitura de Porto Alegre

Após críticas sobre a revogação do passe livre, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou a gratuidade no transporte público durante o domingo de votação, 2 de outubro. O anúncio foi feito na última quinta-feira (29), divulgado nas redes sociais do gestor.

Melo divulgou que a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público de Contas (MPC) e Câmara Municipal para que a gratuidade seja garantida à população de baixa renda no domingo.

“A prefeitura irá arcar com os custos da operação neste domingo. E pautaremos esse debate com a Câmara Municipal e na Frente Nacional de Prefeitos para encaminhar uma solução justa e definitiva”, escreveu o prefeito.

A medida que cancela a gratuidade em Porto Alegre no domingo de votação foi aprovada ainda em 2021 pela Câmara Municipal. Na prática, houve redução de 12 ocasiões do uso do passe-livre para apenas duas. Melo disse que o debate será pautado no legislativo para uma solução definitiva.

Gratuidade em São Luís

Quem também anunciou a gratuidade de ônibus para o próximo domingo foi o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. Ele citou o exercício da democracia para garantir o benefício à população.

“Em nome da democracia, informo que, no domingo (2), das 6h até 19h, o transporte público de São Luís será gratuito. Exerça o seu direito democrático. Boa votação a todos”, escreveu Braide no Twitter na última quinta-feira (29).

Gratuidade no Rio de Janeiro

Também ontem, o prefeito do Rio Janeiro anunciou a gratuidade no transporte público. Segundo informou, pelas redes sociais, para usar o benefício, o cidadão só precisa apresentar o título de eleitor no embarque. 

As duas decisões acontecem em meio à polêmica da prefeitura de Porto Alegre em encerrar a gratuidade no transporte público no próximo domingo (2), o que já era tradição na capital em ano eleitoral.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais