Notícias

Prefeito morre na véspera da eleição em MG; advogado explica o que acontece com a candidatura

Da Redação, com BandNews TV

Antonio Claret era prefeito de Passa Quatro, no sul de MG
Antonio Claret era prefeito de Passa Quatro, no sul de MG
Reprodução

Antonio Claret Mota Esteves, do PV, que era prefeito de Passa Quatro, sul de Minas Gerais, morreu no sábado, 14, depois de duas semanas internado após sofrer um infarto. O político, que tinha 62 anos, era candidato à reeleição na cidade. As informações são da BandNews TV.

De acordo com o advogado de direito eleitoral Alberto Rollo, o vice deve assumir a candidatura até 31 de dezembro. Além disso, a lei permite a substituição do candidato até a véspera em caso de falecimento. 
 

Como a fatalidade ocorreu sábado, os votos recebidos neste domingo, 15, por Antonio Claret vão para o candidato escolhido pelo partido para ocupar o lugar. “Ainda que a urna eletrônica não vá mudar a foto, vai valer o voto do eleitor no candidato substituto”, explica o advogado.
 

No caso dos municípios que têm dois turnos, a situação é diferente. Em caso de morte, a substituição pode ser feita até a véspera da votação. Mas, de acordo com o advogado, se a fatalidade acontecer entre o primeiro o segundo turno, a Justiça Eleitoral convoca o terceiro colocado para disputar a eleição.

Mais notícias

Carregar mais