A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende imunizar completamente todos os cariocas contra a Covid-19 até novembro. Além disso, o Município planeja iniciar a aplicação de doses de reforço em idosos em outubro.
Nesta quinta-feira (15) o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Saúde Daniel Soranz anunciaram uma nova antecipação do calendário de vacinação na cidade durante uma live nas redes sociais.
As novas datas preveem ainda que toda a população adulta da cidade seja imunizada com a primeira dose até o dia 18 de agosto.
Segundo o planejamento, os idosos a partir de 80 anos devem receber a terceira dose do imunizante em outubro. Já aqueles com 70 anos ou mais são vacinados com o reforço em novembro e aqueles com 60 anos ou mais, em dezembro.
De acordo com o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, a aplicação do reforço é planejada, mas ainda é discutida e depende do resultado de outras ações.
Segundo Eduardo Paes, as datas foram definidas a partir da previsão da distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com as novas datas, em julho são vacinados os adultos a partir de 33 anos, com dois dias destinados para cada idade e dois dias por semana para a repescagem. Em agosto, cada faixa etária terá um dia para se vacinar.
Com isso, a imunização dos adolescentes também vai ser antecipada. Cariocas com 17 anos começam a se vacinar em 23 de agosto. A previsão é que até o dia 10 de setembro, todos a partir de 12 anos sejam vacinados. A Prefeitura também pretende fazer uma repescagem geral em setembro.
Veja o calendário com as novas datas: