Presidente de Portugal convoca Conselho de Estado após queda de premiê

Segundo reportagem do jornal português Publico, Marcelo Rebelo de Sousa estaria preparando o terreno para a dissolução do parlamento e a convocação de eleições antecipadas

Da redação, com Bandnews TV

Presidente de Portugal convoca Conselho de Estado após queda de premiê
Bandeira de Portugal
Moshe Harosh/Pixabay

O presidente de Portugal convocou o Conselho de Estado e audiências com partidos políticos para definir o futuro do governo, após a queda do primeiro-ministro.

Segundo reportagem do jornal português Publico, Marcelo Rebelo de Sousa estaria preparando o terreno para a dissolução do parlamento e a convocação de eleições antecipadas, que podem ser realizadas em janeiro. O presidente já aceitou a demissão de António Costa, mas é preciso que a medida seja formalizada por decreto para que tenha efeitos jurídicos. Outra opção, menos provável, seria manter o atual parlamento e convidar o Partido Socialista, que tem maioria, a formar um novo governo. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa deve anunciar a decisão nesta quinta-feira (9).

O primeiro-ministro pediu demissão do cargo depois que teve o nome ligado a uma investigação do Ministério Público sobre um suposto esquema irregular de exploração de lítio e de venda de hidrogênio verde.

São apurados os crimes de prevaricação, de corrupção ativa e passiva de titular de cargo político e de tráfico de influência. De acordo com os promotores, suspeitos ouvidos durante as investigações teriam mencionado que Costa interveio para desbloquear suspostas operações irregulares. Cinco pessoas foram presas, incluindo o chefe de gabinete do premiê. A casa de António Costa foi alvo de buscas. E o ministro da infraestrutura foi indiciado. 

O premiê deve permanecer no cargo até que o sucessor seja escolhido, mas com poder limitado. Ele liderava o governo havia 8 anos, e estava no terceiro mandato.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais