Notícias

Prévias do PSDB: Leite discorda de Doria e Virgílio, e pede conclusão em 48 horas

Votação da legenda seria concluída neste domingo (21), mas precisou ser adiada por falha no aplicativo

BandNews TV

O PSDB suspendeu as prévias que definiriam o candidato do partido à presidência em 2022 após problemas com o aplicativo de votação, neste domingo (21). Agora, o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio defendem que as prévias sejam concluídas no próximo domingo (28), mas o outro concorrente tucano, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pensa diferente e quer a conclusão até terça-feira (23).

“Queremos que se conclua em 48 horas este processo. Não queremos adiamento, como eles querem, para o próximo fim de semana. Até porque seria um contrassenso termos feito tudo para garantir a segurança da votação, como reduzir o prazo para apenas domingo, e agora querer alongar o tempo para uma semana aumentando os riscos antes minimizados. Outro contrassenso agora é adiar a votação quando, antes, esse mesmo procedimento foi duramente criticado e rechaçado pelas outras candidaturas. Queremos ir para o voto. E que na terça-feira o PSDB possa então apresentar o seu candidato”, disse Leite em entrevista à imprensa.

Doria e Virgílio argumentam que o prazo de uma semana é razoável para correção do aplicativo de votação contratado pela legenda. 

O governador de São Paulo explicou que nomes como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Mara Gabrilli não conseguiram votar por conta da falha no aplicativo. “São pessoas que têm representatividade na história do PSDB, não é possível e nem razoável imaginar que essas pessoas não tenham o direito de exercer seu voto e fazê-lo no próximo domingo. Não há razão para adiar as prévias do PSDB, exceto por aqueles que querem melar as prévias do PSDB. Fora isso, quem quer fazer democracia não tem medo do voto”, disse.

O presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, deve anunciar uma decisão nas próximas horas.

Por enquanto, a questão segue indefinida.

Leia a nota do PSDB sobre o ocorrido:

O PSDB concluiu, às 18h deste domingo, o processo de votação em urna eletrônica para a escolha do candidato do partido à presidência da República.

O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias. 

Os votos registrados neste domingo estão preservados e o PSDB está definindo, junto com os candidatos, em que momento o processo será retomado. 

O PSDB definirá nova data para reabertura do processo de votação para que todos os filiados que não puderam votar neste domingo possam, com tranquilidade e segurança, registrar o seu voto e concluir a escolha do nosso candidato às eleições presidenciais de 2022. 

Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação.

A integridade e a segurança do sistema estão totalmente preservadas. 

Todos os votos registrados desde a abertura da votação neste domingo estão válidos e serão computados.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais