Notícias

Região de Petrópolis tem previsão de chuvas volumosas para o fim de semana

Há o indicativo de chuva mais intensa entre o Sul mineiro e o Norte fluminense nos próximos dias

Da redação, com BandNews TV e BandNews FM

Após as fortes chuvas que caíram sobre Petrópolis na última terça-feira (15) e que deixaram mais de 100 mortos e centenas de desaparecidos e desabrigados, a previsão do tempo para a Região Serrana do Rio de Janeiro é de chuva, com grande possibilidade de precipitação mais intensa neste final de semana, segundo disse a meteorologista Fabiene Casamento ao BandNews TV.

Há o indicativo de chuva mais volumosa e até temporais entre o Sul mineiro e o Norte fluminense - região que compreende Petrópolis -  pelo menos entre sábado (19) e segunda-feira (21).

As sirenes na cidade de Petrópolis voltaram a ser acionadas nesta sexta (18) por conta da previsão de chuvas na cidade. Os alertas acontecem de meia em meia hora.

Além de dificultar o trabalho de resgate de vítimas soterradas, a chuva também aumenta o risco de mais deslizamentos de terra, por conta do solo já encharcado, e enchentes, já que os rios que cortam a cidade seguem acima de nível normal.

O Morro da Oficina, onde um deslizamento de terra atingiu 54 imóveis, concentra a maioria das equipes de resgate.

Bolsonaro visita região afetada pelas chuvas

Em visita a Petrópolis nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro disse que viu uma imagem “quase de guerra” ao ver as áreas afetadas pelo temporal.

A prefeitura de Petrópolis já havia decretado estado de calamidade pública no município na última terça (15). Durante a tarde e o início da noite, todas as sirenes instaladas em áreas de risco foram acionadas. Alertas de chuva forte e inundações pela cidade também foram emitidos pelo sistema de SMS, em avisos em veículos locais de comunicação, além de grupos de aplicativo de mensagem.

Em Petrópolis, membros do governo federal pontuaram medidas emergenciais para a cidade. Segundo o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, duas medidas provisórias devem destinar mais R$ 1 bilhão para ajudar os estados impactados por catástrofes climáticas. O valor se soma aos R$ 1,2 bilhão aprovados pelos ministérios da Cidadania e Infraestrutura desde novembro. 

O que causou as fortes chuvas em Petrópolis?

Na análise dos meteorologistas do Climatempo, a chegada de uma frente fria que passou pela costa ao mesmo tempo que uma massa de ar quente pairava pelo estado do Rio de Janeiro, o que ocasionou a formação nuvens de maneira concentrada sobre a região de Petrópolis. Consequência da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que cria um “corredor de umidade”. 

A frente fria está concentrada no Sudeste, e a previsão é de mais chuvas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que já registrou mortes por causa das chuvas.

Segundo os institutos de meteorologia Climatempo e MetSul, em cerca de seis horas da última terça choveu em Petrópolis o equivalente ao previsto para todo o mês de fevereiro, com média histórica de 240mm de chuva, contra variações de 200mm a 260mm registradas nas estações de medição da região.

Vídeo: filho de aposentada é salvo de enxurrada por geladeira

Band, Cufa e FNA organizam doações para Petrópolis (RJ)

A Band, Cufa, Central Única das Favelas, e FNA, Frente Nacional Antirracista, focam sua campanha social na região fluminense a partir desta terça-feira (16).

A campanha Band, Cufa e FNA abraça os estados foi lançada após as chuvas atingirem o estado da Bahia. Os estados de Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Tocantins também já foram atendidos pela campanha.

Doações em dinheiro podem ser feitas por meio de:

Pix: abraceabahia@cufa.org.br
Site: www.maesdafavela.com.br/doar
Paypal: doacoespaypal@cufa.org.br
Vakinha: https://vaka.me/2593769 

Sedes da CUFA (Central Única das Favelas)

SÃO PAULO
Paraisópolis:  Rua Major José Marioto Ferreira 12 - Vila Andrade. São Paulo/SP. CEP: 05662-020
Heliópolis: Rua Coronel Silva Castro 151 - Heliopolis- São Paulo - SP. Cep: 04231-015
Parque Santo Antônio: Rua Antônio Amaral Ferreira, 74. Pq Santo Antônio - São Paulo - SP - CEP: 05851-140

RIO DE JANEIRO
Viaduto Madureira: Rua Francisco Batista, 01 - Madureira - Rio de Janeiro/RJ CEP: 21.351-000
Complexo da Penha Rio de Janeiro: Rua Ardiria 119, vila Cruzeiro - Konteiner - Cep 21071-030

Entenda a campanha da Band, CUFA e FNA 

“O momento pede a solidariedade de todos. Milhares de pessoas estão sem absolutamente nada, perderam casas e mantimentos. É hora de se juntar! Grupos como a Band, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista precisam unir forças pelo Brasil inteiro para ajudar quem está precisando. Assim como realizamos uma grande campanha contra a fome, não poderíamos deixar de colaborar”, afirma Rodolfo Schneider, diretor executivo de Jornalismo e Esportes do Grupo.

“Estamos em uma campanha emergencial, de solidariedade, mas é importante discutir uma agenda pública de direito a cidade. A gente não pode mais conviver ignorando as mudanças climáticas e questões do meio ambiente. Parece que a culpa é das chuvas, mas falta planejamento de cidade que dê direito a uma cidade segura e sustentável para todos”, disse Preto Zezé, presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas) quando a campanha foi lançada. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais