O governo britânico divulgou hoje que mais de 25% de todos os adultos já foram vacinados contra a covid-19 no Reino Unido. As informações são da correspondente Fernanda Zaffari, no BandNews TV.
São 33,7 milhões de pessoas que tomaram a primeira dose, e 12,9 tiveram as duas doses aplicadas.
Atualmente, os britânicos a partir de 42 anos já estão sendo convocados para serem imunizados. Na Irlanda do Norte, pessoas a partir de 35 anos também estão sendo chamadas. O desafio do governo é imunizar a faixa etária dos 40 anos, considerada mais resistente à campanha.
Para incentivar os muçulmanos a tomar a vacina, horários de postos foram ampliados e houve campanha de incentivo dizendo que se imunizar não violaria o período do Ramadã - o mês sagrado para os religiosos, onde eles fazem jejum durante o dia.
O Reino Unido já flexibilizou medidas de restrição após três de restrições rigorosas, com a reabertura do comércio e parte significativa da economia tendo sua capacidade parcial. Jogos de futebol já começam a receber algum público.
No auge da segunda onda, no fim de janeiro, o país registrou 8.965 mortes em uma semana. Na semana de 9 de abril, esse número caiu para 266 óbitos.
Parlamentares ingleses pedem revisão de multas ligadas à pandemia; assista