Notícias

Ricardo Cappelli assume GSI interinamente após saída de Gonçalves Dias

Secretário-executivo do Ministério da Justiça irá assumir segurança da presidência da República

Da redação

Ricardo Cappelli assume GSI interinamente após saída de Gonçalves Dias
Ricardo Cappelli assume GSI interinamente após saída de Gonçalves Dias
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ricardo Cappelli assume a chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (19) e anunciada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Cappelli entra no lugar de Gonçalves Dias, que pediu demissão também nesta quarta. 

Ricardo Cappelli é Secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor do Distrito Federal durante a crise de segurança após os atos criminosos de oito de janeiro. Desde 2015, Cappelli integrava a equipe de Flavio Dino, na época governador do Maranhão. Em 2022, passou a integrar a secretaria executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Dino.

O anúncio da demissão de Gonçalves Dias e da entrada de Cappelli ocorreu após imagens do então chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões e atos criminosos de oito de janeiro. 

O GSI abriu sindicância para apurar conduta de agentes da pasta nos ataques de 8 de janeiro em Brasília. A informação foi publicada nesta quarta-feira (19). No vídeo em que Gonçalves Dias aparece, ele está próximo ao gabinete do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Gonçalves Dias tenta abrir uma porta e depois entra no gabinete. Mais tarde, o ministro caminha no corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo.  

Em nota o GSI indicou que as imagens mostram a atuação dos agentes para concentrar os manifestantes no segundo andar, para aguardar o reforço da Polícia Militar do Distrito Federal e realizar a prisão do grupo.

O órgão informou que investiga a possível colaboração da pasta com os invasores e que, diante da comprovação de conduta inadequada, os autores serão responsabilizados. A pasta não cita o nome de Gonçalves Dias.

Em nota recente, a Secretaria de Comunicação Social do governo federal informou que tem tomado todas as medidas que lhe cabem na investigação dos atos terroristas que depredaram a Praça dos Três Poderes. “Todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário”, diz a nota. 

"A orientação do governo permanece a mesma: não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro", afirma a nota. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais