Rio retoma vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 24 e 23 anos

O Estado recebeu cerca de 390 mil doses de imunizantes nesta quinta-feira (12)

Julia Kallembach, da BandNews FM

91% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade do Rio de Janeiro Prefeitura do Rio
91% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade do Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio

O calendário de vacinação da cidade do Rio de Janeiro vai ser retomado nesta sexta-feira (13), após entrega de mais doses da vacina contra a covid-19 por parte do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes pela internet.

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu cerca de 390 mil doses na manhã desta quinta-feira (12). 

Dessa forma, a vacinação está garantida para esta sexta e sábado, quando pessoas de 24 e 23 anos são imunizadas, respectivamente.

O calendário estava suspenso desde quarta-feira, devido ao atraso na entrega por parte do Ministério da Saúde. 

Nesta quarta-feira, 38 mil doses chegaram, mas não foram suficientes para a retomada nesta quinta. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, o município precisaria de pelo menos o dobro para manter o calendário.

Nesta quinta, a capital fluminense realiza repescagem para pessoas de 45 anos ou mais, grávidas, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência. A aplicação da segunda dose está mantida.

Em meio ao atraso na entrega de doses, a taxa de ocupação de leitos no município vem aumentando. Hoje, 91% dos leitos de UTI estão ocupados, e 37 pessoas aguardam na fila por uma vaga.

Em comparação com o mês de julho, houve um aumento de 15% nas internações de covid-19 na Capital Fluminense. 

De acordo com a o Secretário Municipal de Saúde, a alta era esperada por conta do inverno, que é uma época de aumento no número de casos e devido a variante Delta, que é a mais contagiosa. Até o momento, há 67 casos da cepa no Rio.

Um boletim divulgado pela Fiocruz, nesta quarta, mostra que a capital fluminense começou a semana com 97% dos leitos de UTI para adultos ocupados, indo na contramão do cenário nacional. 

Com a exceção de Goiânia, que está com a taxa acima de 90%, as demais capitais estão com 74% ou menos. Pela primeira vez desde outubro, todos os estados estão com ocupação abaixo de 80%.

Diante do atraso do Ministério da Saúde no envio de doses, prefeito Eduardo Paes perguntou ao governador de São Paulo pela internet, se era possível mandar ao Rio lotes da CoronaVac sem intermediários. João Dória disse que segue o padrão de distribuição de todo o país, e culpou o governo federal pela demora.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais