A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um decreto no Diário Oficial flexibilizando algumas medidas restritivas na cidade. As novas regras começam a valer a partir da sexta-feira (9) da semana que vem. Com isso, as restrições aplicadas até o dia 4 de abril continuam vigorando até a próxima quinta (8).
A exceção é para as aulas presenciais nas escolas municipais, que podem retornar já a partir de segunda-feira (5).
Com o novo decreto, a partir do dia 9, bares, lanchonetes, restaurantes, e quiosques da orla vão poder funcionar para o consumo apenas para clientes sentados às mesas, até às 21h. Depois desse horário, só fica perdido os serviços de entrega, retirada no local ou drive thru.
Clubes sociais e esportivos poderão abrir até às 21h, mas o acesso às áreas de lazer só ficará permitido a partir das 11h. Museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, parques de diversões, aquários e jardim zoológico, poderão funcionar no horário das 12h até as 21h.
Para o setor de serviços, o horário permitido é o mesmo. Já outros comércios devem funcionar das 10h às 18h. As mudanças estabelecem que está proibido o funcionamento de boates, atividades econômicas nas areias das praias, assim com feiras de ambulante e antiquários.
O toque de recolher de 23h às 5h fica mantido.
A permanência nas areias das praias, em parques e cachoeiras, em qualquer horário, e a prática de esportes coletivos também não está autorizada.
Eventos de qualquer natureza, como festas e rodas de samba, em áreas públicas e particulares, seguem proibidos. A entrada de ônibus municipais fretados também não está permitida.