Notícias

Saiba o horário exato para ver o “Cometa do Diabo” no Brasil a partir de 21/4

“Cometa do Diabo” já é observado na região Nordeste do Brasil desde o dia 7 de abril, mas, a partir deste domingo (21), passa a ser visível em todo o país

Observatório Nacional

O “Cometa do Diabo”, de nomenclatura oficial 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril. Isso será possível porque o corpo celeste atingirá a máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente denominado por periélio.

Por outro lado, o “Cometa do Diabo” já é observado na região Nordeste do Brasil desde o dia 7 de abril. O astrônomo Felipe Monteiro, do Observatório Nacional, destaca que os pesquisadores não conseguem atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu. A partir do dia 23, o brilho da Lua Cheia pode dificultar a visibilidade do corpo.

“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. O cometa está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30h. A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus”, explicou Monteiro.

Monteiro destaca que alguns dias antes do periélio, o cometa 12P estará perto do planeta Júpiter, favorecendo a localização e também compondo um momento único. Enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 02 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra. Contudo sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para ser observado.

O que são cometas? 

Os cometas são objetos feitos, principalmente, de gases congelados, rocha e poeira. Eles se tornam ativos à medida que se aproximam do Sol. Isso porque o calor do astro aquece o cometa de forma rápida, fazendo com que seu gelo se transforme em gás. Neste processo de sublimação, forma-se uma nuvem ao redor do cometa conhecida como “ coma ”.

Por que “Cometa do Diabo”?

A denominação “Cometa do Diabo” surgiu a partir de uma observação em 20 de julho de 2023, realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria.

“O astrônomo percebeu que o cometa estava, consideravelmente, mais brilhante, pois, provavelmente, havia sofrido alguma explosão ou ‘outburst’, isto é, uma liberação de gás e poeira de forma inesperada que fez com que o seu brilho aumentasse bastante. Essa explosão cometária também distorceu a coma em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de ‘Cometa do Diabo’”, informou o astrônomo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais