Notícias

Jornalistas acusam Talibã de tortura com chicotes

Pelo menos cinco profissionais revelaram terem sido detidos durante manifestações na capital Cabul

Da Redação, com BandNews TV

Jornalistas acusaram o Talibã de tortura após cobertura de protestos de mulheres após a volta ao poder do grupo radical no Afeganistão.

Pelo menos cinco profissionais revelaram terem sido detidos durante manifestações em frente a uma delegacia, na capital Cabul. Três deles foram levados para uma cela com ao menos 15 pessoas.

Os outros dois foram mantidos em salas separadas, onde foram algemados, espancados e torturados com chicotes, bastões e cabos elétricos.

Um fotógrafo revelou que teve a cabeça chutada contra o concreto e chegou a pensar que seria executado. Depois de horas de agressões, os jornalistas foram liberados.

A ação do Talibã põe em xeque o compromisso do grupo de respeitar a liberdade de imprensa após assumirem o poder no país.

Talibã libera saída de 200 estrangeiros em voo comercial

Um voo comercial decolou nesta quinta-feira (9) do aeroporto de Cabul pela primeira vez desde que o Talibã tomou poder do Afeganistão.

A bordo do avião da Qatar Airways, estavam cidadãos estrangeiros que ficaram para trás com o fim da operação militar de retirada de civis e militares, em 30 de agosto. A viagem aconteceu depois que o Talibã autorizou a saída de cerca de 200 estrangeiros, incluindo cidadãos norte-americanos.

Há dois dias, o grupo extremista anunciou a formação de um governo interino de linha dura para o Afeganistão, preenchendo cargos importantes com veteranos do grupo que participaram da luta de 20 anos contra a coalizão militar liderada pelos Estados Unidos.

Nenhuma mulher ou membro da liderança destituída do Afeganistão foi selecionada para cargos de gabinete ou nomeados para funções consultivas, apesar das promessas de um governo inclusivo e uma forma mais moderada de governo islâmico do que quando esteve no poder, de 1996 a 2001.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais