O TCU (Tribunal de Contas da União) entregará nesta quarta-feira (16) para a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o relatório sobre a gestão do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o ministro Antônio Anastasia, do TCU, explicou que o pedido de análise partiu do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e que a entrega do relatório será feita na sede do Centro do Cultural Banco do Brasil em Brasília, onde a equipe de transição trabalha.
“O TCU acompanha toda execução, não só orçamentária, mas toda prestação de contas dos serviços públicos do Brasil. Nós identificamos os setores que tem mais dificuldade, obviamente, saúde, infraestrutura, questão de obras públicas. E esses levantamentos estão sendo consolidados e, por solicitação do vice-presidente eleito, serão entregues hoje”, disse.
O documento com uma coletânea de informações solicitadas será entregue pelo presidente em exercício do TCU, Bruno Dantas. Alckmin pediu ao tribunal relatórios com dados e informações que podem assessorar a transição na discussão de futuras políticas públicas do país.
Além da Saúde, o TCU encontrou riscos em áreas como educação, transporte, benefício assistencial, contratação pública, segurança cibernética, obras paralisadas, políticas públicas de inovação, qualidade e transparência dos dados governamentais informatizado.
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que o grupo de transição fará um “pente fino” nos dados das contas do governo. “TCU vai nos enviar relatório de 29 áreas com suspeita de fraude, desperdício, abuso de autoridade e má gestão de Bolsonaro. Em um dos setores o prejuízo é de R$ 5,6 bi. Daí se vê que fala anticorrupção era enganação. Vamos fazer pente fino e mostrar à sociedade o que encontramos”, disse.