Notícias

Testes positivos de covid-19 quadruplicam em uma semana nas farmácias

Na última semana do ano passado, quase 100 mil pessoas detectaram vírus em farmácias

Da Redação

Testes rápidos estão em falta em muitas cidades Foto: Divulgação/Secom-PB
Testes rápidos estão em falta em muitas cidades
Foto: Divulgação/Secom-PB

Em apenas uma semana, farmácias brasileiras registraram uma “explosão” de testes positivos para covid-19. De 27 de dezembro a 2 de janeiro, o volume de casos quadruplicou em relação ao mesmo período anterior. Os dados são da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). 

O percentual de diagnósticos do coronavírus sobre o total de atendimentos também teve um salto. Foi o maior desde a implementação do serviço, em abril de 2020.

A Abrafarma informou que 283.763 testagens foram realizadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro. 

Já o volume de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%). 

No caso de Rio de Janeiro e São Paulo, os dados são ainda mais alarmantes, com 49% e 46% de casos, respectivamente.

Alta procura por testes de covid

Com o recente surto de gripe e o avanço da variante Ômicron do coronavírus, muitas farmácias de São Paulo começaram a ficar sem medicamentos e testes para covid-19. O levantamento foi feito pela Rádio Bandeirantes. 

Representantes de estabelecimentos ouvidos pela reportagem contaram que o mês de dezembro foi marcado por uma grande explosão na demanda, o que segue acontecendo neste início de janeiro. Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a procura diária dobrou.

“A conta chegou. É muito difícil conseguir hoje um teste para o mesmo dia (…). Acredito que as pessoas estão mais conscientes. [Fazer o teste] é uma maneira de se cuidar, não contaminar o parente. Do lado das farmácias, estamos nos preparando, colocando mais equipes à disposição, mas infelizmente, a demanda é maior”, explicou à BandNews TV Sérgio Mena Barreto, diretor-executivo da Abrafarma. 

Tópicos relacionados

  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais