Notícias

Thriller, álbum que consagrou Michael Jackson como rei do pop, completa 40 anos

Disco vendeu mais de 100 milhões de cópias desde o lançamento, em 30 de novembro de 1982

Da redação

Thriller, álbum que consagrou Michael Jackson como rei do pop, completa 40 anos Reprodução/YouTube Michael Jackson
Reprodução/YouTube Michael Jackson

Thriller, um dos álbuns mais icônicos de Michael Jackson, completa 40 anos nesta quarta-feira (30). Disco que consagrou o cantor como “rei do pop” vendeu mais de 100 milhões de cópias desde o lançamento, em 30 de novembro de 1982: um recorde absoluto de sucesso até os dias atuais. 

A música que dá nome ao álbum foi tocada à exaustão nas rádios de todo o mundo e foi acompanhada de uma coreografia que imitava zumbis, foi um marco para várias gerações. 

O clipe, que foi divulgado pouco mais de um ano após o lançamento do álbum, foi um acontecimento. A super-produção custou 1 milhão de dólares, quantia sem precedentes para a época. 

Com uma mistura de pop, rock e R&B, o disco Thriller continua sendo um marco na cultura pop mundial no auge dos seus 40 anos. 

O vídeo de quase 14 minutos é considerado icônico pela mídia especializada e, em 2009, foi incluído no Registro Nacional Filmográfico da livraria do Congresso Americano. Foi o primeiro videoclipe a conquistar esse feito. 

Críticos apontam que muito da magia do álbum Thriller se deve ao produtor, o meticuloso Quincy Jones, que já havia trabalhado com Michael no disco “Off The Wall”, de 1979. Quincy era um conhecido produtor de jazz e, no ínicio, a gravadora não o queria no projeto do artista. 

A parceria de Michael Jackson e Quincy Jones rendeu um dos melhores discos da história, mas também, uma rixa entre os dois que, segundo relatos, se estranharam durante as gravações.  

Foi ideia de Quincy Jones convidar o ex-beatle Paul McCartney para fazer uma participação no álbum, especificamente na balada “The Girl Is Mine” e do guitarrista Eddie Van Halen para o solo de “Beat It”. 

Além de Thriller, The Girl is Mine e Beat It, o disco que consagrou Michael Jackson como o rei do pop produziu outros hits inesquecíveis deste álbum, como Human Nature e Billie Jean, que também tem a própria coreografia icônica: o moonwalk, uma das marcas registradas da carreira do saudoso cantor. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais