No primeiro julgamento criminal da história da Justiça americana contra um ex-presidente, Donald Trump foi condenado nesta quinta-feira (30/05) em um processo sob a acusação de omitir ter comprado o silêncio de uma ex-atriz pornô que teria sido sua amante, a fim de evitar danos à campanha que o levou à Casa Branca em 2016.
A mulher, de nome artístico Stormy Daniels, alega ter tido um caso com Trump anos antes de ele se candidatar a presidente. Pouco antes da eleição, ela recebeu 130 mil dólares de um ex-ajudante de Trump, Michael Cohen, para assinar um acordo de confidencialidade sobre a história. Após a eleição, uma empresa de Trump ressarciu Cohen.
Os promotores afirmam que os pagamentos a Cohen foram falsamente registrados como "despesas legais" para ocultar sua verdadeira finalidade.
Este é o primeiro caso criminal contra Trump a ser julgado. Além deste processo, o ex-presidente americano responde ainda a outros três processos sob a acusação de interferir nas eleições, conspiração e mau uso de documentos sigilosos após encerrar o seu mandato. Na esfera civil, Trump também responde a processos por difamação, conduta sexual imprópria e fraude empresarial.
Mais informações em breve.
ra (AP, ots)