Notícias

Anvisa autoriza prorrogação da validade de 3 milhões de doses de vacina da Janssen

Lote estava previsto para chegar ao Brasil nesta terça. Prazo para as doses passa a ser de 4 meses e meio

Da Redação, com BandNews TV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (14), a ampliação do prazo de validade do lote da vacina da Janssen contra covid-19 que foi disponibilizado ao Brasil. O prazo foi de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2°C a 8°C. Com isso, as vacinas podem ser aplicadas agora até 8 de agosto.

Segundo a agência, a aprovação foi baseada em uma “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos” sobre a estabilidade da vacina, além de considerar a aprovação feita pela FDA - órgão regulador dos Estados Unidos que deu aval à mudança recentemente.

A solicitação foi feita pela empresa à Anvisa na última quinta-feira (10).

A Vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março e é a única do mundo aprovada para aplicação em dose única. Quando armazenada em temperaturas entre -25°C e -15° C, possui prazo de validade de 24 meses a partir da fabricação. 

A eficácia global do imunizante da Janssen é de 66% para casos leves e moderados e de 85% contra casos graves da doença.

Lote teve entrega adiada

Porém, a entrega no Brasil de 3 milhões de doses de vacinas da farmacêutica da Johnson & Johnson, prevista para acontecer nesta terça, não irá mais ocorrer. Por enquanto, não foi comunicado o motivo do cancelamento provisório, informado pela própria Janssen ao governo federal.

De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição deve ocorrer em até 48 horas depois da chegada, prevista pelo ministro Marcelo Queiroga para esta quarta (16). Assim, a expectativa é que entre sexta-feira (18) e sábado (19) todas as doses sejam entregues às capitais.

As doses vêm dos Estados Unidos e chegarão ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O Ministério da Saúde firmou contrato com a Johnson & Johnson que prevê a entrega de 38 milhões de vacinas contra o coronavírus até novembro.

Chegada das doses da Janssen contra a Covid-19 no Brasil vai atrasar; assista

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais