Notícias

USP anuncia mudanças no vestibular da Fuvest em 2023; vacina será obrigatória

Alterações não valem para ingressantes na instituição pelo Sisu ou via Enem

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Fuvest anuncia mudanças
Marcos Santos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Conselho de Graduação, anunciou três mudanças para o vestibular da Fuvest de 2023: alterações na forma nas notas dos aprovados; a criação de uma comissão que fará a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a negros, pardos e indígenas antes da matrícula; e a obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e de doses de reforço pelos novos alunos.

As medidas, anunciadas na última sexta-feira (24), serão válidas apenas para os estudantes que prestarem vestibular via Fuvest. Nada mudará para ingressantes na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Como foi divulgado no Jornal da USP, a partir do próximo ano, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência. Os candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública. Da mesma forma, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras, caso desejem, poderão concorrer também às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas.

“As políticas de inclusão social e perseverança escolar são dois objetivos que fazem parte do nosso programa de controle à frente da Reitoria. A USP é um agente vital da sociedade brasileira e deve servir de estilo na busca por equidade e diversidade. O primeiro passo nesse sentido foi a criação da Reitoria de Inclusão e Pertencimento e, agora, a implantação de ajustes no exame frontal ao procedimento e esquematização dos conceitos”, disse o Reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Além disso, ainda segundo o comunicado da USP, todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI), serão classificados de acordo com sua nota no vestibular. Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

A alteração tem o objetivo de corrigir eventuais distorções e ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI, já que, além das vagas reservadas para cada grupo, esses candidatos disputarão as vagas de Ampla Concorrência.

“Isso significa que em 2023 provavelmente teremos mais graduados em escolas públicas negras, pardas e indígenas e autoproclamados nacionais, pois também concorrerão a vagas destinadas à CA, bem como candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas também concorrerão às vagas de educação. A reposição melhora a política de ação positiva da USP, visando uma configuração do quadro estudantil mais próxima da realidade social brasileira”, explica o vice-reitor da graduação, Marcos García Neira.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.