Utah, nos EUA, aprova lei que restringe acesso de crianças às redes sociais

Decreto inédito no país é feito diante do aumento da depressão juvenil

Da redação

Utah, nos EUA, aprova lei que restringe acesso de crianças às redes sociais
Estado americano de Utah aprova lei que restringe acesso de crianças às redes so
Erik Lucatero/Pixabay

O estado americano de Utah aprovou uma lei inédita que restringe o acesso de menores de idade às redes sociais. A sanção do governador Spencer Cox foi nesta quinta-feira (23).

Com a norma, as crianças e adolescentes vão precisar do consentimento de pais ou representantes para abrir ou manter as redes sociais. Medida pode impactar o acesso dos jovens a aplicativos populares, como o Facebook, Instagram e TikTok.

Além do consentimento dos pais, as empresas responsáveis pelas redes sociais serão obrigadas a permitirem o acesso irrestrito às contas de crianças por seus representantes, sob pena de sanções econômicas, em caso de descumprimento. Além disso, as redes também deverão adicionar controles para impedir que os menores recebam ou enviem mensagens para contas que não seguem, além de ter uma função de bloqueio durante à noite.

Em publicação no Twitter, o governador de Utah, Spencer Cox disse que a lei é necessária para não prejudicar a saúde mental dos jovens: "Não estamos mais dispostos a permitir que as empresas de mídias sociais continuem a prejudicar a saúde mental dos nossos jovens. Utah está liderando o caminho para responsabilizar as empresas de mídias sociais - e não vamos desacelerar tão cedo", completou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais