Imagens mostram o momento em que João Filipe Barbieri, um dos maiores traficantes de armas do Brasil, deixa o presídio Lemos Brito, conhecido como Bangu 6, no Rio de Janeiro, pela porta da frente (assista acima). As informações são do Jornal da Band.
O fato ocorreu em 18 de novembro de 2020, mas a fraude só foi descoberta quando João Filipe Barbieri foi intimado a prestar esclarecimentos pelo juiz da segunda instância, responsável por analisar o recurso da defesa.
A saída dele do presídio chegou a ser questionada por funcionários da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, mas acabou confirmada pelo responsável pela entrada e saída de detentos, que será exonerado do cargo.
Preso em 2017, o criminoso foi condenado a 27 anos de prisão, mas, saiu depois de apenas 3 anos de pena cumprida.
No alvará falso apresentado, havia uma determinação para soltura de Barbieri em 24h e ainda a suspensão da pena de 27 anos. Para conseguir sair, os criminosos se aproveitaram da mudança na forma de entrega do alvará de soltura, que antes era feita pessoalmente pelo oficial de Justiça.
O criminoso é enteado de Frederick Barbieri, conhecido como o “senhor das armas”, preso nos Estados Unidos acusado de chefiar o grupo que enviou mais de mil fuzis para o Brasil. Um único carregamento com 60 armas foi descoberto dentro de aquecedores, no terminal de cargas do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.
O Ministério Público e a Justiça Federal investigam a fuga. Foram expedidos novos mandados de prisão contra João Filipe Barbieri e João Victor Silva Roza, que também conseguiu sair com um alvará falso.