Notícias

Zelensky pede mais armas em participação na cúpula do G7

Pedido do presidente da Ucrânia acontece em meio a intensificação dos ataques russos na guerra que já dura quatro meses

Da redação com BandNews TV

O presidente Volodymyr Zelesnsky pediu mais armas para que a Ucrânia possa se defender dos ataques da Rússia na guerra que já dura quatro meses. Por videoconferência, ele participou da Cúpula do G7, grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo.

Além das armas, o presidente ucraniano pediu mais sanções contra Moscou e fez apelo para a guerra acabar até o inverno no Hemisfério Norte, em dezembro. O G7 é composto pelos Estados Unidos, França, Canadá, Alemanha, Japão, Reino Unido e Itália.

Recentemente, os EUA enviaram um sistema de lançamento de mísseis de alta precisão. O equipamento não é de longo alcance, mas é considerado superior ao arsenal russo.

Além da questão militar, os líderes do G7 debatem a melhor forma de exportarem milhões de toneladas de grãos estocados nos portos da Ucrânia. Vale lembrar que a Rússia controla várias cidades ucranianas portuárias, o que dificulta o escoamento dos alimentos.

Pelo menos 25 milhões de toneladas de trigo e milho correm o risco de apodrecer em armazéns. Cerca de 47 milhões de pessoas no mundo, sobretudo em países africanos e Oriente Médio, dependem das exportações ucranianas para se alimentarem.

Em meio aos debates dos aliados, as ofensivas de Moscou se intensificaram. Inclusive, houve um ataque contra a capital Kiev no último domingo (26). Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas. A Rússia alegou que o alvo era uma fábrica de armas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais