SP recebeu doses para vacinar menos de 20% dos jovens contra a dengue, diz secretário

Luiz Carlos Zamarco afirma que Ministério da Saúde disponibilizou apenas 177 mil doses para a capital paulista em abril

Por Da redação

Menos 20% dos jovens público-alvo receberam a vacina contra a dengue na cidade de São Paulo até está quinta-feira (6). A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde da capital, Luiz Carlos Zamarco, em entrevista para a Rádio Bandeirantes.  

Segundo o secretário, o baixo número é reflexo das poucas doses recebidas por parte do Ministério da Saúde.  

“Após o quarto ofício, nós recebemos 177 mil doses para o público-alvo da vacinação contra a dengue, que são as crianças de 10 a 14 anos. São 800,mil crianças aproximadamente, e nós recebemos 177 mil doses do Ministério da Saúde”, afirmou Zamarco.  

Um levantamento feito pela Rádio Bandeirantes na últimas quarta-feira (5) apontou que Quase 80% dos postos de saúde de São Paulo já estão sem vacina contra a dengue. Ao menos 354 UBSs já não possuem o imunizante.  

O secretário de saúde aponta que o maior temor no momento é que os jovens que tomaram a primeira dose em abril não consigam tomar a segundo após 90 dias, dada a escassez de vacinas.  

“Eu estou preocupado. Até mandei um outro ofício para o ministério porque preciso receber pelo menos mil doses para dar a segunda dose da vacina, que vai ser necessária agora no começo de julho. A partir do mês de julho completo a 90 dias das crianças que foram vacinadas no começo de abril”, explicou.  

De acordo com Zamarco, a cidade de São Paulo contabiliza 429 mil casos confirmados de dengue e 194 mortes. No Estado em geral, já são mais de mil mortes pela doença.  

“Eu não tenho uma subnotificação na cidade de São Paulo, porque todo o paciente que chega com suspeita de dengue recebe o teste da dengue e é notificado caso seja confirmado a doença. Então esse número é o número bem real da nossa cidade”, afirmou.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais