A Prefeitura de São Paulo publicou uma nova portaria divulgando que os 120 parques públicos da cidade deverão ser fechados durante fortes chuvas que atingirem a capital paulista.
A portaria determina o fechamento dos parques em dias com previsão de temporais que atingirem mais de 40 milímetros acumulados e rajadas de vento de até 40 km/h.
A Rádio Bandeirantes apurou que a prefeitura de São Paulo estuda aplicar essa portaria já neste fim de semana. A possibilidade está sendo avaliada diante da previsão do CGE indicando que pode haver rajadas de vento de 50km/h em algumas regiões da cidade. A decisão será tomada ao longo do dia.
Em janeiro deste ano, quatro pessoas ficaram feridas no Parque do Ibirapuera após fortes rajadas de vento derrubarem uma marquise na região durante um temporal.
A portaria tem como objetivo padronizar as ações dos administradores dos parques. Agora, não fica a critério de cada local a decisão de fechar ou não o local durante situações extremas.
Caso o parque esteja funcionando no momento em que a previsão alerte para uma forte chuva, a determinação é que os funcionários do parque conduzam o público para espaços seguros, previamente definidos. Os locais também podem ficar fechados no dia seguinte, para que seja feita a avaliação de risco do parque.