Prefeitura retira quase 14 toneladas de lixo de casa em SP; veja imagens

Moradora da residência sofre de transtorno de acumulação e está sendo acompanhada por unidades de saúde e recebendo assistência psicológica

Por Maira Di Giaimo

A Prefeitura de São Paulo retirou quase 14 toneladas – o equivalente a 14 mil kg – de lixo de dentro de uma casa no Tremembé, zona norte da capital. 

O caso vinha sendo denunciado por vizinhos da residência há pelo menos um ano e meio. Segundo os relatos enviados neste período à Rádio Bandeirantes, o local tinha acúmulo de resíduos, mau cheiro, insetos de todos os tipos e dezenas de ratos. 

Documentos comprovam que os moradores do bairro acionaram as autoridades municipais diversas vezes desde julho de 2022. 

As equipes de limpeza estiveram na casa neste mês de janeiro, e parte do trabalho foi gravada. As imagens mostram centenas de sacos de lixo empilhados na parte de dentro e de fora, além de uma piscina com água suja e parada – o que era mais um motivo de preocupação dos vizinhos, já que neste verão a cidade tem registrado alta nos casos de dengue

O material retirado foi encaminhado ao aterro de Caieiras, por se tratar de resíduo domiciliar. 

A residência é ocupada por uma mulher com transtorno de acumulação. De acordo com a Secretaria de Saúde, ela está sendo acompanhada por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Unidade de Vigilância em Saúde.

Contatos dos CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. A rede do município conta atualmente com 102 CAPS. A relação de endereços e telefones pode ser encontrada no site da prefeitura.

Tópicos relacionados