Notícias

Quem era o piloto de 9 anos que morreu em acidente em Interlagos

O argentino Lorenzo Somaschini caiu durante treino da competição Superbike Brasil, foi internado e não resistiu aos ferimentos

Quem era o piloto de 9 anos que morreu em acidente em Interlagos
Reprodução/Instagram @dprargentina

Lorenzo Somaschini, um talentoso piloto argentino de apenas 9 anos, morreu na noite de segunda-feira (17), após acidente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.  

O incidente ocorreu durante um treino livre do Superbike Brasil na última sexta-feira (14), e Lorenzo faleceu após passar dois dias internado no hospital Albert Einstein, também na capital paulista.

Lorenzo começou sua jornada no motociclismo muito cedo, aos quatro anos, incentivado pelo pai, que lhe deu sua primeira moto. 

Com habilidade fora da curva para idade, ele rapidamente se destacou em competições de base na Argentina.

Em abril deste ano, ele e sua família decidiram levá-lo para competir no Superbike Brasil, a maior competição de motovelocidade das Américas, que envolve pilotos de 8 a 18 anos.

Possível causa do acidente

A queda que tirou a vida de Lorenzo ocorreu na curva do Pinheirinho, parte de baixa velocidade da pista de Interlagos. 

Segundo o treinador do garoto, Diego Pierluigi, o motociclista foi ejetado da moto após cair e atingiu o solo a cerca de 40 km/h.  

Apesar de usar uma motocicleta adaptada para sua idade, Lorenzo não resistiu aos ferimentos. 

Especialista em esportes a motor, Celso Miranda explicou à Rádio Bandeirantes que uma das possíveis causas do acidente foi a diferença entre tipos de pneus das motos brasileiras e argentinas. A mundança pode ter contribuído para a perda de controle por parte do piloto. 

A morte de Lorenzo não é um caso isolado: desde a criação do Superbike Brasil em 2010, outras cinco fatalidades foram registradas em Interlagos. O episódio, no entanto, é o primeiro envolvendo um menor de idade.

Enquanto no Brasil não há restrições severas de idade em competições de motovelocidade, na Europa, por exemplo, as competições de grande prêmio só permitem a participação de jovens a partir dos 14 anos, com algumas categorias começando apenas aos 15 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais