Saída temporária: 180 presos já voltaram às prisões em São Paulo

Foram 31 mil criminosos liberados nesta terça-feira (18); mais de 30 detentos foram encontrados na região da Cracolândia, no centro da capital, ainda com as roupas do presídio

Da redação

Sobe para 180 o número de presos recapturados no estado de São Paulo. Esses detentos estavam no regime semiaberto e foram contemplados pelo benefício da saída temporária.

Segundo o major Rodrigo Vilardi, coordenador de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, mais de 30 detentos foram encontrados na região da Cracolândia, no centro da capital, ainda com as roupas do presídio.

O benefício das saídas temporárias, que acontece quatro vezes ao ano, foi suspenso pelo Congresso Nacional. No entanto, só valerá para novas condenações porque a lei não pode retroagir. 

No estado de São Paulo, o Tribunal de Justiça fornece informações a Polícia Militar (PM) para que, durante a abordagem, os policiais saibam onde o preso deveria estar e possam recapturá-los, caso estejam descumprindo as medidas.  

"Ontem cerca de 35 criminosos foram recapturados no fluxo e estavam com a roupa do presídio. Agora, os policiais já identificam e recapturam. Ninguém está reinventando a roda, simplesmente estamos enfrentando a criminalidade", disse Rodrigo Vilardi.  

As saídas temporárias acontecem em março, junho e setembro. O benefício é concedido apenas aos detentos do semiaberto para que possam visitar os familiares. 

Pelas regras, eles devem ficar em casa durante a noite, não podem frequentar bares, não podem ingerir bebidas alcoolicas ou entorpecentes, não podem sair da cidade em que estão e se estiverem monitorado com tornozeleira, é preciso deixar a bateria carregada.

"Se violar, o policial terá acesso e a gente já reencaminha direto ao presidio", disse Vilardi. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais