As seguradoras montam uma ação emergencial para a retirada de veículos danificados no litoral norte de São Paulo. Em dois dias, 2 mil e 700 veículos foram removidos com problemas após o temporal do fim de semana. Veículos arrastados pela força das águas. Muitos destruídos e submersos também pela lama. Quem possui seguro de automóveis precisa ter paciência depois de acionar as seguradoras.
A demanda é alta nas cidades afetadas pelo temporal recorde do fim de semana e ainda há vários bloqueios parciais nas estradas, que dificultam a chegada de guinchos. A coordenadora de Recursos Humanos Keila Fernanda Silva ainda aguarda as equipes para levar o carro da casa de um amigo na praia de Boiçucança, em São Sebastião.
“Demoram para atender e ainda remarcam várias vezes para buscar o carro. Estamos com o psicológico abalado depois de tudo que passamos”, desabafa. Keila deve deixar o litoral norte com o serviço de taxi apenas no início da tarde de quinta-feira.
Diante das interdições, deslizamentos e alagamentos, o presidente da comissão de seguro de automóveis da Federação Nacional de Seguros Gerais, Marcelo Sebastião, explica que as seguradoras tem adotado ações emergenciais. “Montaram bolsões para levar os veículos e de lá fazem a análise. Esse esquema tem otimizado as operações”, conta.
As seguradoras também tem utilizado caminhões que comportam até 12 veículos para o transporte dos carros danificados até a Capital Paulista. Em apenas dois dias, 2.700 veículos foram removidos com problemas relacionados ao temporal do fim de semana. Marcelo Sebastião explica que esses serviços foram realizados em Guarujá, Bertioga e Boracéia.
Ele ressalta que os números vão subir, porque as seguradoras ainda têm dificuldades de acessar as praias onde há mais interdições. Para que o seguro cubra o dano, o motorista deve ficar atento. Afinal, não haverá indenização caso o motorista entre no alagamento de forma deliberada.
De qualquer forma, as empresas fazem investigações para avaliar se o segurado se submeteu ao risco ou se ficou sem saída e precisou abandonar o carro. Dependendo da seguradora e da apólice contratada, a empresa pode oferecer a limpeza do veículo cujo valor de recuperação seja menor que o da franquia.