Carnaval na tela da Band: Série Enredos de 2024

Conheça o enredo da Acadêmicos de Niterói, União da Ilha do Governador, São Clemente e Estácio de Sá

Lucas Dellatorres

Carnaval na Band Rio

Fique por dentro de tudo que acontece no maior espetáculo a céu aberto do mundo. Lucas Dellatorres, jornalista da TV Band, mostra os detalhes do Carnaval do Rio de Janeiro.

Marquês de Sapucaí
Marquês de Sapucaí
Reprodução/TV Band

Dando continuidade aos enredos que passarão na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro nos dias 9 e 10 de fevereiro, você conhece agora um pouco das histórias que a Acadêmicos de Niterói, União da Ilha do Governador, São Clemente e Estácio de Sá vão trazer para o carnaval de 2024. A Série Ouro você já sabe, é na tela da Band!

Acadêmicos de Niterói

A Acadêmicos de Niterói vai levar para a avenida em 2024 o enredo “Catopês – Um céu de fitas”, assinado pelo carnavalesco Tiago Martins. O desfile abordará a cultura popular da festa que acontece em Montes Claros, Minas Gerais. A figura principal do enredo, os Catopês, representam a pessoa nativa da África e levada ao Brasil. A agremiação pretende colorir a Marquês de Sapucaí através de uma das festas da cultura popular brasileira. A Acadêmicos de Niterói será a sétima escola a entrar na Sapucaí no dia 9 de fevereiro e ainda não divulgou o samba-enredo para 2024.

União da Ilha do Governador

Inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em outras histórias infantis da Literatura Negra brasileira, a União da Ilha levará para a Sapucaí em 2024 o enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”, assinado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues. O enredo abordará um conto com a presença de dois personagens pretos – Doum e Amora – que, juntos, lutarão por um mundo antirracista e sem intolerância religiosa. A União da Ilha será a quarta escola a desfilar no dia 10 de fevereiro e já escolheu o samba-enredo para 2024.

São Clemente

Com o enredo “Que grande destino reservaram pra você”,  a São Clemente celebrará a vida e a obra do compositor multicampeão, Zé Katimba, no desfile de 2024. Autor de centenas de obras musicais, imortalizadas nas vozes dos maiores representantes do samba, Zé Katimba, um Paraibano, de 90 anos, é o único fundador da Imperatriz Leopoldinense ainda vivo. Seu pai era um violeiro, cantador e cordelista que incentivou o filho a gostar de música. A São Clemente será a sexta agremiação a desfilar no dia 10 de fevereiro e o samba ainda não foi divulgado.

Estácio de Sá

“Chão e devoção: Orgulho ancestral” é o enredo da Estácio de Sá para o carnaval de 2024. Assinado pelo carnavalesco Marcus Paulo, o enredo terá como temática principal evidenciar a cultura do povo preto em um espaço de resistência, a favor do mínimo de dignidade humana e da legitimação de origens e traços culturais, além das religiões de matriz africana que desempenham um papel fundamental na sua expressão. A escola será a 5ª a desfilar na sexta-feira, dia 9 de fevereiro e já escolheu o samba-enredo.