100 mil animais são castrados em sete meses no Rio

Os procedimentos foram feitos em clínicas e em castramóveis itinerantes em vários pontos do estado, gratuitamente

Felipe de Moura*

O projeto de castração é o maior da América Latina. Divulgação
O projeto de castração é o maior da América Latina.
Divulgação

Cerca de 100 mil animais foram castrados no estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2021 até julho desse ano. Segundo o governo do Rio, o objetivo era alcançar a meta em 12 meses, porém, com as clínicas licitadas pelo estado e os seis castramóveis itinerantes, conseguiram chegar ao número bem antes do previsto.

O projeto de castração é o maior da América Latina, e tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. De acordo com dados do IBGE, o estado tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados.

Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos. De acordo com a pesquisa, durante a pandemia, a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

“A gente veio castrar ela hoje, está sendo maravilhoso. O Estado está de parabéns com esse projeto e que ele continue. Muito bom mesmo, a gente está sendo muito bem atendido e está maravilhoso”, disse Márcia Cunha, dona de uma cadela.

A subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, falou que o projeto ajudou a reduzir o número de animais abandonados e também pessoas sem acesso à clínicas veterinárias para realização do procedimento.

“Somente através da castração podemos diminuir o número de animais nas ruas, evitando nascimentos não planejados. Essa também é uma causa de saúde pública, pois ajuda a controlar o número de zoonoses. E por fim, envolve milhares de pessoas apaixonadas por animais”, comentou Camila Costa.

Uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. De acordo com o veterinário Samuel Lima Pereira Figueira, no caso das cadelas, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

Para agendar uma castração, é só acessar o site: rjpet.com.br

VEJA O NÚMERO DE CASTRAÇÕES POR REGIÃO

Metropolitana – 44.538

Baixadas Litorâneas – 10.003

Médio Paraíba – 10.515

Centro-Sul – 10.814

Noroeste – 9.108

Região Serrana – 6.635

Norte – 5.287

Costa Verde – 3.200

CASTRAMÓVEIS ITINERANTES

Castramóvel Ceasa – 12.605

Castramóvel Muzema – 5.046

Castramóvel Bangu – 7.928

Castramóvel Maracanã – 6.746

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco