14 pessoas morreram por conta da Influenza em dezembro na capital fluminense

Ao todo, 340 casos foram registrados em todo mês

Thales Teixeira e Beatriz Duncan

Nos últimos 45 dias, 14 pessoas morreram por conta do vírus Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nos últimos 45 dias, 14 pessoas morreram por conta do vírus
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O número de mortes por Influenza já chega a 19 no município do Rio de Janeiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Só nos últimos 45 dias, 14 pessoas vieram a óbito por conta do vírus.

Desde o fim de novembro, a capital fluminense registra um aumento no número de casos de gripe na cidade. Em dezembro, o número de pacientes infectados, que testaram positivo pra Influenza, chegou a 340. Desse total, 12% dos casos foram registrados em jovens entre 20 e 29 anos. 53 casos foram confirmados em crianças com 4 anos ou menos.

O QUE É A INFLUENZA

A Influenza é uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela tem uma alta transmissibilidade e pode se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de Influenza variam de leve a grave e podem levar a óbito.

A gripe tem sintomas bem similares aos da Covid-19 e a transmissão acontece da mesma forma. Então, as ações de imunização, como as vacinas, são de extrema importância, além das medidas sanitárias já adotadas, como o uso de máscara facial, distanciamento social, higienização das mãos.

POR QUE É CONSIDERADA UMA EPIDEMIA?

Neste momento, a capital fluminense vive uma epidemia de gripe. No início era apenas categorizado como surto, já que era localizado em uma determinada área. Quando esse cenário se expande para um grande número de pessoas e por vários locais da cidade, passa a ser considerado uma epidemia, como no caso do Rio.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NO RIO

Com o aumento no número de casos, aumentou também a busca por vacinas. Em apenas um dia, mais de 67 mil doses foram aplicadas no início de dezembro. Com a demanda, o imunizante contra a Influenza chegou a ficar em falta no município, mas com a chegada de novas doses, a vacinação foi retomada.

“Na última semana aumentou muito a procura dos cariocas por vacina para a gripe. Felizmente, a gente já alcançou quase 2 milhões e 800 mil cariocas vacinados. É o maior número de pessoas vacinadas para gripe de toda a história da Secretaria Municipal de Saúde. Isso certamente está contribuindo para as ações de bloqueio da disseminação da Influenza na cidade do Rio de Janeiro”, afirma o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Aqueles que ainda não se vacinaram contra a gripe, devem procurar o posto de saúde mais próximo. Vale lembrar que não existe mais um intervalo entre as vacinas da Covid-19 e a da Influenza, ou seja, as duas podem ser tomadas no mesmo dia.