Duzenta e cinquenta jovens terão a oportunidade de participar do maior programa de educação Ambiental do país. As inscrições, para o Ambiente jovem, vão beneficiar estudantes dos munícipios de Arraial do Cabo, Búzios, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Os Núcleos de Pertencimento (NUPs) do programa espaçados por cada cidade vão aceitar 50 jovens entre 16 e 24 anos que morem na região. Os selecionados vão se tornar agentes de transformação social e ambiental e terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 200 por mês vinculada a 75% de presença nas atividades.
O Ambiente Jovem, faz parte da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), e ensina sustentabilidade e cidadania para os jovens com o objetivo de formar novos educadores ambientais com foco na comunidade onde ele está inserido. O programa vai ter 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense e vai atender cerca de 6 mil pessoas.
"Temos certeza de que os jovens dos 120 NUPs previstos nos darão muito orgulho, a educação é o melhor investimento que um governo pode fazer. Acreditamos na juventude e no seu papel estratégico na formulação de políticas ambientais concretas e efetivas", declarou José Ricardo Brito, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
Interessados podem se inscrever pelo site do programa. Os jovens selecionados vão ser contatados via e-mail ou WhatsApp.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco