UFRJ nega ter suspendido aulas na Escola de Belas Artes

Segundo a reitoria, foi uma decisão da direção da EBA

Karoline Neves*

Fachada da UFRJ Reprodução
Fachada da UFRJ
Reprodução

A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (14) que a suspensão de aulas na Escola de Belas Artes (EBA) não foi realizada pela Reitoria da instituição. A decisão de suspender as aulas que ocorrem no prédio partiu da direção da EBA.

O Centro Acadêmico da Escola de Belas Artes informou, por e-mail aos estudantes, na última terça-feira (13), que as aulas que ocorrem no Edifício Jorge Machado Moreira estariam suspensas a partir desta quarta-feira (14), devido a problemas com o contrato de limpeza e com a manutenção dos elevadores.

Na última terça-feira (13), cinco elevadores do prédio da Escola de Belas Artes estavam interditados.

“Eu subi doze lances de escada, passei muito mal, corri risco de perder o meu filho também, mas não vem ao caso. O que vem ao caso é que a gente precisa do mínimo. A gente não tem limpeza, a gente não tem luz e a gente não tem saneamento básico. A gente não tem como ir no banheiro, gente. Não tem elevador pra quem precisa”, contou Julia Lioi Prado de Luca, aluna de Comunicação Visual de Design na Escola de Belas Artes. Ela está grávida e passou mal na faculdade.

Nas redes sociais, o perfil do Centro Acadêmico afirmou que a Escola de Belas Artes não pode mais ser prejudicada e pediu o pleno funcionamento dos andares, sem que os trabalhadores de limpeza fiquem sobrecarregados. Eles afirmam que desejam estudar arte em condições mínimas.

A reitoria afirma que o retorno das aulas está previsto para a próxima semana.

*Sob supervisão de Natashi Franco