O mês de agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. O ato pode ajudar a prevenir doenças nos recém-nascidos, além de aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. No ano de 2022 a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano contou com a solidariedade de 196.757 doadoras, que, juntas, doaram mais de 234 mil litros de leite humano.
De acordo com a consultora de amamentação formada pela Universidade da Califórnia San Diego Extension (UCSD) e especialista em ordenha de leite materno, Ana Carolina Ferreira, o leite materno é uma substância complexa e completa, com uma ampla gama de propriedades que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê.
"O leite materno fornece proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais em proporções ideais para o crescimento saudável do bebê, além de possuir proteínas de fácil digestão pelo sistema gastrointestinal. Além disso, ele contém prebióticos, carboidratos não digeríveis que alimentam as bactérias benéficas no intestino do bebê, e probióticos naturais, que ajudam a estabelecer uma flora intestinal saudável", complementa Carolina.
Mas nem sempre amamentar é um processo fácil. "Amamentar pode ser mais difícil do que se imagina: as mães que tiverem dificuldades, devem procurar ajuda imediatamente. Não é normal ficar sentindo dor ao longo dos dias", explicou a médica com especialização em pediatria, Dra. Ana Jannuzzi.
“Amamentação foi a parte mais desafiadora da maternidade pra mim. Durante a gravidez eu não pesquisei sobre o assunto, e nem procurei orientação de uma profissional, então foi muito difícil. Eu sentia muita dor, meu bico teve muita fissura, e quase desisti. Mas, tive uma rede de apoio que foi essencial para eu continuasse insistindo. E foi a minha melhor escolha. Hoje se tornou fácil e prazeroso, é um momento lindo de conexão”, desabafou Clarice Ribeiro, mãe de um menino de apenas 5 meses.
As mães que tiverem dificuldades ou impossibilidades de amamentar, podem procurar o apoio da Secretaria de Saúde para garantir a alimentação adequada aos filhos. A SMS recebe doações de leite de mulheres saudáveis e promove constantemente trabalho de conscientização sobre o tema. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) do IFF/Fiocruz conta com 230 Bancos de Leite e 234 Postos de Coleta. No Rio de Janeiro, são 18 bancos e 12 postos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cada pote de 300 ml de leite ajuda até 10 recém-nascidos internados. O leite também passa por todo processo de controle de qualidade para disponibilização de acordo com a necessidade de nutrição de cada criança, com qualidade certificada.
"O leite humano é um alimento vivo e impacta diretamente a redução da mortalidade infantil, principalmente, na faixa etária de zero a cinco anos. O leite é o alimento mais rico e completo para o desenvolvimento dos bebês, não existe outro que substitua em qualidade o leite materno. A doação de leite humano é um ato de amor ao próximo", afirmou a a assessora técnica da Superintendência dos Hospitais Pediátricos e Maternidades Carla Rocha, que coordena a rede municipal de Banco de Leite Humano e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança-Aleitamento Materno.
Para ser doadora, a mulher precisa estar amamentando o bebê, ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação e não consumir bebida alcoólica ou drogas ilícitas. Basta acessar aqui (INSERIR HIPERLINK) para realizar o cadastro no sistema da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
“Não doei ainda. Se com a chegada da introdução alimentar eu continuar produzindo muito, pretendo doar”, concluiu Clarice.
O Agosto Dourado é marcado com iniciativas da conscientização desse tema. Confira a programação no Rio de Janeiro para o mês da amamentação.
03/08 - quinta-feira
Local: Hospital Municipal Albert Schweitzer
- 15h: Roda de conversa sobre amamentação com as mães da Neonatologia
04/08 - sexta-feira
Local: Hospital Municipal Albert Schweitzer
- 10h: Sensibilização das gestantes a amamentação na visita da cegonha
10/08 - quinta-feira
Local: Maternidade Municipal Mariska Ribeiro
- II Seminário de Bancos de Leite Humano e Iniciativa Hospital Amigo da Criança das maternidades da SMS Rio de Janeiro
14/08 - segunda-feira
Local: Maternidade Carmela Dutra
- 10h30: Atividade no alojamento conjunto para as mães, pais e acompanhantes.
15/08 - terça-feira
Local: Maternidade Carmela Dutra
- 9h: Roda de conversa na sala de espera do ambulatório com gestantes, pais e acompanhantes.
16/08 - quarta-feira
Local: Maternidade Carmela Dutra
- 11h30: ação para apoiar pais que trabalham no Espaço H
Local: Hospital Maternidade Fernando Magalhães
- 9h30: Palestra "Da Via Láctea ao Aleitamento Materno", origem mitológica da Via Láctea e sua ligação com a amamentação.
- 14h: Confecção de cartazes pelas puérperas no sexto andar e mamaço. Distribuição de kit com pomada e lenço umedecido como brinde.
17/08 - quinta-feira
Local: Maternidade Carmela Dutra
- 8h: Apresentação de painel com fotos de profissionais apoiando a amamentação.
18/08 - sexta-feira
Local: Maternidade Carmela Dutra
- 9h: Café com "leite materno"
Local: Hospital Maternidade Fernando Magalhães
- 10h: Evento na frente da unidade com orientação sobre as vantagens do Aleitamento Materno, exposição de fotos e desenhos das mães sobre a importância do Aleitamento Materno, Bloco da Valentina.
23/08 - quarta-feira: Dia D da campanha
Local: Nave do Conhecimento de Bangu
- 9h às 12h: |Eventos com diversas ações para a população, distribuição de bolsas para as gestantes e nutrizes, pintura na barriga para mulher, ensaio fotográfico para as gestantes e nutrizes, recolhimento de potes de vidro com tampa plástica para doação de leite materno. Orientações quanto a pega, ordenha do leite e armazenamento.
Local: Hospital Municipal Rocha Faria
- 11h:orientações sobre as vantagens do aleitamento materno, doação de leite humano e os direitos sobre a amamentação para as mulheres que estudam e trabalham.
- 12h às 16h: Arte gestacional (Bump Painting)
- 13h às 16h: Ensaio fotográfico mãe/bebê
- 14h: Shantala e mitos e verdades sobre o aleitamento materno.
- 14h30: Atividade com a Academia Carioca
- 15h: Apresentação teatral da equipe de Jovens Promotores da saúde - Rap da Saúde
- 16h: Apresentação de ballet com crianças da Clínica da Família Arthur Zanetti
Local: Casa de Parto David Capistrano Filho
- 9h: Oficina de Pintura da Barriga na Lona Cultural Gilberto Gil, com a apresentação dos serviços prestados pela Casa de Parto David Capistrano Filho, através de folders.
Local: Maternidade Alexander Fleming
- 9h: Oficina de Pintura da Barriga e Apresentação do vídeo sobre indução natural de trabalho de parto.
*Sob supervisão de Helena Vieira