Alunos do curso de robótica do INSP ganham prêmios nacionais e internacionais

Reconhecidos pela Nasa e Câmara Municipal do Rio, medalhistas na Alemanha destacam como orgulho brasileiro em tecnologia.

Guilherme Nery* e Bruna Carvalho

Uma equipe formada inteiramente por crianças é o orgulho do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), no bairro do Flamengo. Os alunos do curso de Robótica competem nacional e internacionalmente com seus robôs.

Em julho deste ano, o INSP Robots competiu em Wolfenbuttel, na Alemanha, pelo evento FIRA RoboWorldCup, exclusivo para a área da robótica. Lá, os robôs enfrentaram uma série de desafios que englobaram a escalada de penhascos de forma conjunta e individual, com e sem auxílio dos alunos e, também, um cabo de guerra, onde perdia quem fosse empurrado para fora de um círculo demarcado.

A equipe garantiu o 1º, 2º, 3º e 4º lugares na competição, trazendo medalhas para casa e o reconhecimento internacional. Todos os prêmios são expostos no laboratório de robótica do instituto.

No ano de 2017, a equipe também competiu no Space Settlement Design Contest, realizado pela Nasa nos EUA, com a finalidade de reunir jovens do mundo inteiro para criar um modelo funcional de uma futura colônia espacial. Exercitando a criatividade, os cariocas ficaram em 3º lugar na competição e receberam uma premiação e o reconhecimento da agência espacial norte-americana pela excelência em robótica.

Recentemente, competindo em Salvador (BA), o INSP Robots conquistou o 2º lugar na categoria Kids 2. A medalha de prata garantiu a classificação para a competição nacional, que será sediada em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.