Alguns bairros das zonas Norte e Oeste, no Rio de Janeiro, e alguns lugares da Baixada Fluminense registraram falta de energia na manhã de hoje (15). De acordo com a Light, a luz foi sendo restabelecida gradativamente pelo Operador Nacional do Sistema. Outros pontos do Brasil também registraram falta de luz.
A interrupção da carga aconteceu por meio do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga, que é um sistema de proteção que desliga a energia em parte da rede para minimizar danos. O desligamento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no sistema elétrico nacional.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico investiga as causas da instabilidade que provocou picos de energia e falta de luz em diversas cidades do Brasil.
O órgão afirmou que a ocorrência interrompeu 16 megawatts de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país. Ainda segundo o Operador Nacional, a recomposição começou por volta das 9h16, uma hora depois da queda de energia.
No Rio, tanto a SuperVia, quanto o MetrôRio, não registraram impacto no funcionamento das linhas por conta de instabilidade na rede elétrica. O aeroporto Santos Dumont registrou queda de luz às 8h31, mas o fornecimento foi reestabelecido e não houve alteração de voos. O aeroporto do Galeão não sofreu falta de luz.
As Secretarias Estaduais de Educação e de Saúde afirmaram que não houve registro de queda de energia em nenhuma escola ou unidade de saúde da rede. Segundo o Ministério da Saúde, apenas o Hospital dos Servidores, no bairro da Saúde, teve falta de luz por apenas dois minutos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que “apenas duas clínicas da família da região de Campo Grande precisaram suspender as consultas, que já foram reagendas para esta semana. Até o momento, não há registro de outros problemas”.
Secretaria Municipal de Educação informou que 320 unidades foram impactadas pela falta de luz.
A Band Rio aguarda retorno da Secretarias Municipal de Educação e da CET-Rio.
*Sob supervisão de Helena Vieira