App de monitoramento de embarcações da Marinha já soma dez mil cadastros

Aplicativo faz identificação e localização das embarcações em tempo real. Funcão ajuda nos resgates.

Beatriz Monteiro* e Nicolle Timm

App de monitoramento de embarcações da Marinha já soma dez mil cadastros
Capitania dos Portos monitora em tempo real a localização das embarcações.
Reprodução / TV Band

Em menos de um mês de uso, o aplicativo NAVSEG, criado pela Marinha do Brasil e o Ministério do Turismo, já teve mais de mil embarcações cadastradas. O sistema identifica e rastreia os usuários, ajudando em casos de resgates.

A localização das embarcações é acompanhada em tempo real pela Capitania dos Portos.

“Se tiver algum acidente, algum problema na viagem dessa embarcação, nós temos como saber qual foi sua última posição”, afirma o Capitão dos Portos do Rio, Comandante Alessander Antunes.

O app foi lançado no dia 13 de setembro. Ele é voltado para os condutores das mais de 900 mil embarcações que existem no País e torna menos burocrático o chamado “aviso de saída”, um documento com o plano de viagem da embarcação.

O aplicativo foi criado especialmente para proteção de embarcações de esporte e de recreação, mas também pode ser usado por condutores de embarcações de pequeno e médio porte, como as de pesca, turismo náutico e transporte comercial de passageiros ou de carga. 

Apenas o comandante da embarcação pode fazer o cadastro no NAVSEG. É necessário registro da carteira do condutor, inscrição da embarcação, entre outros documentos de identificação.

O NAVSEG usa o sinal verde de telefonia celular para acompanhar a posição dos navios que utilizarem a plataforma. Isso permite com que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo período de navegação. 

O aplicativo é grátis e esta disponível para Android e Ios. O login é feito pelo cadastro gov.br. O usuário deve enviar o novo plano de viagem e informar os dados de quem vai conduzir a embarcação, além do número de passageiros.

Com o app, não é necessário o “Aviso de Saída”, documento contendo o plano de viagem da embarcação, que antes exigia que a pessoa fosse fisicamente até a sede do Iate Clube, Marina ou Capitania para entregar o formulário.