Band Rio

Biomédica é presa em flagrante por atuar como médica em clínica na Barra da Tijuca

Ana Carolina Campos foi liberada após o pagamento de fiança

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Ana Carolina é graduada em Biomedicina e não pode prescrever exames
Ana Carolina é graduada em Biomedicina e não pode prescrever exames
Reprodução/ Redes Sociais

Uma mulher foi presa hoje em flagrante por atuar como médica em clínicas da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio e na Zona Norte da cidade. Ana Carolina Almeida Campos é formada em biomedicina, mas usava o carimbo de um médico para prescrever exames aos pacientes. Duas policiais se passaram por clientes para flagrar a ação da falsa médica.

Em um vídeo feito durante a suposta consulta, Ana Carolina aparece explicando como a paciente deveria agir, ela recomenda um exame de sangue para analisar diferentes hormônios. Nesse momento, ela pega outro carimbo para usar na receita que estava sendo feita.

"Aqui está um exame "completão", hemograma, todos os sais minerais, todos os hormônios sexuais... quero que você preste atenção no cortisol, que é o hormônio do estresse, se ele estiver alto, eu vou ter que manipular alguma coisa para reduzir o seu cortisol".

A Polícia tinha recebido denúncias sobre a atuação da biomédica. Segundo a investigação, ela atuava como Dermatologista e Ortomolecular, mas a defesa nega que Ana Carolina teria feito procedimentos exclusivos para médicos.

"Em momento algum ela exerceu a Medicina e em momento algum se passou por médica. A informação de exercício ilegal de medicina é caluniosa e precisa ser corrigida e tomaremos as medidas judiciais cabíveis para que essa acusação não continue", comentou a advogada de defesa, Danielle Motta Maltez.

Desde 2010, a Biomedicina Estética está regulamentada pelo Conselho Federal de Biomedicina. Entre as atividades autorizadas estão procedimentos como aplicação de toxina botulínica, preenchimento e bioplastia. A solicitação de hemogramas só pode ser feita por um médico.

Ana Carolina Campos irá responder em liberdade por falsidade ideológica e uso de documento falso.

"A prisão em flagrante foi feita quando a policial que estava na consulta viu que ela [Ana Carolina Campos] trocou os carimbos na prescrição de um exame sem o consentimento do outro médico. É bom frisar que biomédico não é, ele tem restrições no agir", comentou o delegado do caso, Alan Luxardo.