BRT Transoeste: Três novos terminais vão ser construídos

As obras devem durar 1 ano e meio e estão estimadas em cerca de R$ 100 milhões.

Felipe de Moura*

Terminal de Margaça será construído. Divulgação
Terminal de Margaça será construído.
Divulgação

Três novos terminais vão ser construídos na linha Transoeste do BRT. São eles: o Terminal Mato Alto, Terminal Magarça e Terminal Santa Cruz. As licitações dos três terminais vão ser abertas em setembro de 2022. as intervenções terão início ainda este ano. As obras vão durar cerca de 1 ano e meio e estão estimadas em R$ 100 milhões.

TERMINAL MATO ALTO

O Terminal Mato Alto vai substituir a estação do mesmo nome e será integrado por dois novos terminais alimentadores de ônibus e vans. A integração entre os meios de transporte vai ocorrer por meio de uma passarela.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é transportar passageiros dos bairros de Sepetiba e Campo Grande. O projeto também contempla a criação de dois novos viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Com isso, não haverá a necessidade da instalação de semáforos no local. Um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas também será construído.

TERMINAL MARGAÇA

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da construção do terminal é trazer mais conforto e garantir a melhor circulação dos usuários no interior do terminal e nas duas áreas de acesso.

Um novo terminal alimentador de ônibus e vans vindo pela Estrada do Magarça também será construído.

TERMINAL SANTA CRUZ

O Terminal Santa Cruz vai ter uma plataforma nova, com 110m de comprimento e 7 metros de largura. Hoje, a estação tem dois módulos, um com 50m de comprimento e 3,5m de largura e outro com 25m de comprimento e 3,5m de largura. Serão implantadas pistas exclusivas para o BRT e modificações no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I também estão previstas. Um bicicletário para 200 bicicletas também será construído no local.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as estações Pingo D'Água e Curral Falso passarão por obras para se tornarem terminais no futuro, ainda sem uma data prevista.

*Sob supervisão de Natashi Franco