Band Rio de Janeiro

Busca ativa por quem não tomou a dose de reforço contra a Covid começa hoje

Só na semana passada, foram registrados 2 mil casos da doença por dia.

Felipe de Moura*

A vacina é a melhor forma de se proteger contra a doença Divulgação/Prefeitura Rio das Ostras
A vacina é a melhor forma de se proteger contra a doença
Divulgação/Prefeitura Rio das Ostras

Uma busca ativa pelas pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19 começou nesta quarta-feira (16) no município do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1 milhão e 600 mil cariocas não retornaram aos postos para completar a imunização.

Entre as pessoas internadas, 92% não tomaram a dose de reforço. Neste momento, 144 pessoas estão em leitos da rede SUS da capital. Para tentar reverter esse cenário, a prefeitura começou uma busca ativa, usando dados cadastrais para mapear a população.

“O que a gente está fazendo na Secretaria Municipal de Saúde do Rio é lembrar a todos esses cariocas que ainda não foram a um posto de saúde para se vacinar e procurarem uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço. A secretária está fazendo isso por meio de contato telefônico ou por meio de contato presencial por meio dos agentes comunitários de saúde”, disse Daniel Soranz, secretário municipal de saúde.

No dia 1 de novembro, eram apenas 23 internações. Esse salto significativo preocupa as autoridades e refletem o esquema vacinal incompleto de boa parte da população. Na capital, menos de 40% dos maiores de 18 anos tomaram a segunda dose de reforço.

A produtora cultural Samira Coelho ainda não conseguiu tomar a quarta dose por causa do intervalo necessário, mas, assim que estiver disponível, ela vai para um posto de saúde.

“Eu estou na terceira dose, tomei as três porque na época que eu tomei a terceira eu peguei Covid, então eu tive que esperar mais alguns meses. Mas já estou me preparando para a quarta”, disse Soraia.

*Sob supervisão de Myllena Amorim