Capitão Guimarães, um dos principais contraventores do Rio, é preso nesta quarta

O bicheiro é acusado de ser o mandante do assassinato de Fábio de Aguiar Sardinha

Karol Neves*

Capitão Guimarães foi detido em flagrante por portar um fuzil em casa.  Reprodução/Redes Sociais
Capitão Guimarães foi detido em flagrante por portar um fuzil em casa.
Reprodução/Redes Sociais

Ailton Guimarães Jorge, conhecido como Capitão Guimarães, de 81 anos, foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (7). Considerado um dos principais bicheiros do Rio de Janeiro, Ailton é acusado de ser o mandante de um homicídio que ocorreu em 2020. Ele foi detido em flagrante por portar um fuzil em casa. Um dos executores também foi preso na ação.

Na manhã desta quarta-feira (07), a PF deflagrou a Operação Sicário com o objetivo de investigar o assassinato de Fábio de Aguiar Sardinha, praticado por uma organização criminosa, liderada por Capitão Guimarães, responsável pela administração do jogo ilegal nos municípios de Niterói, São Gonçalo e outros da Região Metropolitana. O crime ocorreu em 2020, no dia 1° de julho, em um posto de gasolina, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Na operação desta quarta-feira, cerca de 120 policiais federais cumpriram três mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. Os investigados são suspeitos de envolvimento com a organização criminosa que monopoliza a exploração do jogo do bicho, máquinas caça-níqueis e outras apostas.

A casa do Capitão Guimarães, em Búzios, na Região dos Lagos, foi alvo de mandado de busca e apreensão. Nesta manhã, o caseiro, que estava no local, atirou contra uma equipe da PF e foi detido pelos policiais.

*Sob supervisão de Natashi Franco