Band Rio

Carteira de identidade agora pode ser acessada pelo celular

Detran RJ lançou hoje o aplicativo que já está disponível para ser baixado em celulares

Rafaella Balieiro (sob supervisão) 20/10/2021 • 15:07 - Atualizado em 20/10/2021 • 15:38
Apenas cidadãos com documentação expedida após abril de 2019 podem acessar
Apenas cidadãos com documentação expedida após abril de 2019 podem acessar
Reprodução

Com mais tecnologia, o Detran do Rio de Janeiro lançou uma ferramenta que permite o acesso da carteira de identidade pelo celular. O aplicativo "Identidade Digital RJ" já está disponível nas lojas de aplicativo do sistema Android e do IOS. O serviço é prático e gratuito e não obrigatório, quem preferir pode continuar apresentando o documento na versão física.

Para utilizar a ferramenta digital, o usuário precisa fazer autenticações regulares com o documento físico. Em um primeiro momento, apenas cidadãos com o documento expedido após abril de 2019 estão aptos para baixar o aplicativo, já que é preciso usar o QR code interno na carteira. Um tutorial foi montado para ajudar na hora do download, veja:

Apenas pessoas com 18 anos ou mais podem ter acesso à ferramenta digital, essa é uma forma de garantir segurança aos pais e responsáveis pelos menores de idade. O documento precisa ser revalidado a cada 12 meses pelo usuário.

"O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses", finalizou o governador Cláudio Castro.