Band Rio

Carteira de identidade agora pode ser acessada pelo celular

Detran RJ lançou hoje o aplicativo que já está disponível para ser baixado em celulares

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Apenas cidadãos com documentação expedida após abril de 2019 podem acessar
Apenas cidadãos com documentação expedida após abril de 2019 podem acessar
Reprodução

Com mais tecnologia, o Detran do Rio de Janeiro lançou uma ferramenta que permite o acesso da carteira de identidade pelo celular. O aplicativo "Identidade Digital RJ" já está disponível nas lojas de aplicativo do sistema Android e do IOS. O serviço é prático e gratuito e não obrigatório, quem preferir pode continuar apresentando o documento na versão física.

Para utilizar a ferramenta digital, o usuário precisa fazer autenticações regulares com o documento físico. Em um primeiro momento, apenas cidadãos com o documento expedido após abril de 2019 estão aptos para baixar o aplicativo, já que é preciso usar o QR code interno na carteira. Um tutorial foi montado para ajudar na hora do download, veja:

Apenas pessoas com 18 anos ou mais podem ter acesso à ferramenta digital, essa é uma forma de garantir segurança aos pais e responsáveis pelos menores de idade. O documento precisa ser revalidado a cada 12 meses pelo usuário.

"O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses", finalizou o governador Cláudio Castro.