Casa que pertenceu ao Barão de Mauá está à venda no Rio por R$ 4,2 milhões

Imóvel foi lar de figuras ilustres da história brasileira.

Beatriz Monteiro* e Amanda Martins

Tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) desde 1994, a histórica casa que pertenceu a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, localizada em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro, está à venda por R$ 4,2 milhões. 

O barão foi um importante banqueiro, industrial e político brasileiro. O pioneiro da industrialização no Brasil e responsável pela inauguração, em 1858, da Estrada de Ferro Dom Pedro II, atual Central do Brasil.

A casa ainda conta com a sua fachada completamente preservada. As laterais, no entanto, foram descaracterizadas pelas ações dos vários ocupantes do imóvel ao longo do tempo. O local guarda a memória de grandes personagens da história do Rio e do Brasil, tendo no Barão de Mauá, certamente, o seu maior expoente.

Barão de Mauá adquiriu esse imóvel em 1837. Um século depois, na década de 1940, nessa mesma construção funcionou a Pensão Mauá, por iniciativa da pintora Djanira (1914-1979) que comprou o imóvel e começou a alugar os cômodos para artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros. Dentre eles: Manoel Bandeira, Carlos Scliar, Milton Dacosta, Emeric Marcier, Henrique Boese, Jean Pierre Chabliz e August Zamoyski. No local também funcionou a Escola Tomás de Aquino.

Atualmente, a casa é de propriedade de uma rede de hotelaria, que havia idealizado uma destinação para a edificação, mas acabou mudando o projeto. A casa tem 600 metros quadrados e quintal instalados em um terreno de 1.368 metros quadrados.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.