Caso Raquel: Imagens mostram momento em que menina é imprensada no poste

Imagens de uma câmera de segurança revelam a grande quantidade de pessoas que estavam no carro alegórico e a falta de fiscalização do veículo

Felipe de Moura*

Câmeras de segurança mostram momento do acidente da menina Raquel Reprodução
Câmeras de segurança mostram momento do acidente da menina Raquel
Reprodução

Imagens de uma câmera de segurança mostra o momento em que a menina Raquel Antunes da Silva, de apenas 11 anos, é imprensada entre o carro alegórico e um poste, na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, na noite da última quarta-feira (20). O vídeo revela o exato momento em que o veículo para e várias pessoas descem do carro em que a menina estava.

Em desespero, dezenas de pessoas correm para fora do carro alegórico da escola de samba “Em Cima da Hora” e algumas levam a mão à cabeça, em um claro sinal de aflição. Na semana passada, o Ministério Público do Rio disse que o desfile no Sambódromo das escolas da Série Ouro violou normas de segurança.

Em nota, o MPRJ comentou que  “várias crianças e adolescentes que podem ficar em situação de vulnerabilidade por fatores diversos tais como: riscos à integridade física pela aglomeração ou práticas delitivas, perderem-se de seus respectivos responsáveis legais; quedas de carros alegóricos ou outros transtornos que os coloquem em situação de risco a ensejar a proteção por parte da ação articulada dos protagonistas do Sistema de Garantias, notadamente, Ministério Público da Infância e Juventude, Juízo da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, SMASDH, PMERJ, Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), AESMRIO (Associação das Escolas de Samba Mirim e organizadores do evento)”.

Na última sexta-feira (22), a Justiça do Rio decretou que todos os carros alegóricos devem ser escoltados da saída do Sambódromo até os barracões e que crianças e adolescentes devem ser proibidos de subir nos veículos.

Na tarde de ontem (26), o diretor da escola de samba “Em Cima da Hora” depôs na 6ª DP (Cidade Nova), no Centro do Rio. Fábio Azevedo da Silva estava acompanhado do advogado e de quatros seguranças e não falou com a imprensa.

RELEMBRE O CASO

Raquel Antunes da Silva, de 11 anos, morreu no Hospital Souza Aguiar, na tarde da última sexta-feira (22). A menina foi esmagada por um carro alegórico da escola de samba “Em Cima da Hora” na última quarta-feira (20). Segundo a família, ela havia subido no veículo para fazer uma foto.

Ela chegou a ser atendida pelo posto de saúde, instalado na Sapucaí, mas foi transferida em estado grave para o hospital. Ela passou por um procedimento cirúrgico, com duração de mais de oito horas na madrugada do acidente e teve uma das pernas amputadas.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco