Castro e Freixo estão empatados em disputa ao governo do Rio

Pesquisa também mostra que quase 80% dos eleitores não sabem em quem votar ou não responderam

Felipe de Moura*

Castro e Freixo estão em disputa acirrada para o governo do Rio Reprodução
Castro e Freixo estão em disputa acirrada para o governo do Rio
Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão empatados tecnicamente pela disputa ao governo do Rio de Janeiro. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa, Castro tem 23,2% e Freixo 21,4% das intenções de voto.

O Instituto ouviu 1540 eleitores do estado do Rio de 30 de maio a 2 de junho de 2022. Divulgada nesta segunda-feira (6), a pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), aparece com 8% dos votos. Na sequência, estão Coronel Emir Laranjeira (PMB), com 2,6%, Felipe Santa Cruz (PSD), com 2,3%, Eduardo Serra (PCB), com 1,8%, Cyro Garcia (PSTU), com 1,7% e Paulo Ganime (Novo), com 1%.

Outros 24,7% afirmam que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos. Os que não sabem ou não responderam somam 13,2%.

Em um segundo cenário, com menos candidatos, Cláudio Castro e Marcelo Freixo continuam empatados tecnicamente, com 24,4% e 22,4%, respectivamente. Rodrigo Neves confirma a terceira posição com 9,4%. Já Eduardo Serra têm 2,1% e Paulo Ganime 1,3%. Quase 27% disseram que anulariam ou votariam em branco e cerca de 14% não responderam.

QUASE 80% NÃO SABEM EM QUEM VOTAR OU NÃO RESPONDERAM EM PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, mais de 76% dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabem em quem votar. Quase 9% devem votar em branco ou anular o voto. Outros 7,4% apontaram o nome de Cláudio Castro, enquanto Marcelo Freixo foi indicado por outros 5%.

E, para apresentar os pré-candidatos ao governo do Rio, a partir da semana que vem, a Band, vai ter uma cobertura especial. Uma série de entrevistas será realizada nos programas televisivos. No dia 13, segunda-feira, terá início o Band Eleições. Em agosto, no dia 7, um domingo, está marcado o debate entre os candidatos. Seguindo a tradição, a TV Bandeirantes será o primeiro canal da TV aberta a promover, ao vivo, a troca de ideias entre os concorrentes ao governo do Rio de Janeiro.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco