A busca por mudanças e a preocupação com a aparência têm feito com que as pessoas procurem cada vez mais soluções imediatas para resolver o problema com o espelho. O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas Estéticas.
Junto com os EUA, o País concentra mais de 30% dos cirurgiões plásticos do mundo. Apesar do grande mercado, os profissionais encontravam uma série de restrições na hora de postar sobre o trabalho nas redes sociais.
A nova resolução do Conselho Federal de Medicina flexibiliza as regras de publicidade médica na internet. O principal ponto de mudança é a possibilidade de os médicos postarem fotos de “antes e depois” dos procedimentos, o que era proibido.
A medida atende principalmente às especialidades voltadas para a estética, como dermatologistas e cirurgiões plásticos.
“O tempo todo a principal pergunta é ‘quanto é’? E a gente não podia falar. Então isso realmente vai ser uma mudança bem drástica, pelo menos pra mim”, considera a cirurgiã plástica Karina Porter.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro, Bruno Herkenhoff, a mudança já vinha sendo pedida há muito tempo pelos profissionais no setor, já que as regras para a divulgação de serviços médicos eram muito antigas e não contemplavam o ambiente digital.
“E é um trabalho árduo porque a gente teve muita barreira com os conselheiros, principalmente os mais antigos, (para) que liberassem esse tipo de publicidade”, afirma Herkenhoff.
Com a nova resolução do CFM os médicos poderão:
- Mostrar o seu ambiente de trabalho;
- Promover equipamentos de sua clínica;
- Utilizar imagens do tipo “antes e depois” para fins educativos;
- Repostar elogios;
- Anunciar pós-graduações concluídas;
- Anunciar preços de consultas.
*Sob supervisão de Christiano Pinho